Uma jovem de 18 anos morreu afogada na Rio Araguaia, na Praia Luis Alves, em São Miguel do Araguaia, na região Noroeste de Goiás. O afogamento ocorreu na tarde desta sexta-feira (19/7); os bombeiros ainda tentaram manobras de reanimação, mas ela não resistiu.
De acordo com informações da corporação, a moça nadava no rio quando passou por uma mudança repentina de profundidade das águas e não conseguiu voltar para a margem do rio. O incidente ocorreu um local que fica há 20 minutos de um posto de apoio à Operação Férias Turista Seguro.
A moça foi retirada da água pelos socorristas, que ainda tentaram realizar manobras de reanimação, mas ela não resistiu e morreu ainda no local.
Ocorrências de afogamento no Rio Araguaia
Nesta temporada de férias, este é o terceiro caso de morte por afogamento registrado nas praias e acampamentos ao redor do Rio Araguaia. No último dia 11, um homem de 35 anos, que nadava com a filha de 11, morreu afogado no Rio Araguaia, em Aruanã. Testemunhas relataram ao Corpo de Bombeiros que ambos estavam sem coletes salva-vidas.
O afogamento ocorreu em um acampamento particular que fica a aproximadamente 15 minutos de navegação rio abaixo do porto principal de Aruanã. Um dos homens do acampamento percebeu o ocorrido e conseguiu retirar a menina da água, já o pai dela desapareceu no rio. O corpo da vítima foi encontrado no dois dias depois, no sábado (13/7), a 1,5 quilômetros de distância do lugar de onde desapareceu.
O terceiro caso ocorreu na última quarta-feira (17/7). João José de Sousa, de 61 anos, desapareceu depois de entrar no Rio Araguaia, no Tocantins. O corpo dele foi encontrado no dia seguinte, a 1,2 quilômetros do local onde foi visto pela última vez.
Operação Férias nas praias do Rio Araguaia
Foi lançada em Goiás, no final de junho, a Operação Férias Turista Seguro, que realiza, durante toda a temporada, trabalhos preventivos e de atendimento às emergências, com a distribuição de cartilhas, folders e a presença e atuação de aproximadamente 350 bombeiros, entre guarda-vidas e mergulhadores nas praias ao longo do rio, além de apoio de viaturas, embarcações, equipamentos e materiais.
Às margens do Rio Araguaia, os bombeiros estão presentes em Aragarças, Itacaiú, Britânia, Aruanã, Cocalinho, Bandeirantes e Luis Alves. A corporação ressalta que os militares receberam treinamentos intensivos de salvamento aquático com aeronave, salvamento aquático em áreas alagadas, sobrevivência em áreas cercadas por águas, técnicas de salvamento aquático, travessias de longa duração, operações de busca e resgate subaquático, manutenção e operação de embarcações.