Uma mulher de 31 anos foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros de Goiás (CBMGO) depois de ser ferroada por uma arraia, no Rio Araguaia, em Itacaiú, município de Britânia. O incidente ocorreu na manhã desta terça-feira (9/7).
De acordo com informações da corporação, o incidente ocorreu quando a mulher foi entrar na água. Os bombeiros que atuam na Operação Férias Turista Seguro foram acionados e realizaram o primeiro atendimento, levando a vítima, em uma embarcação do CBMGO, até o porto de Itacaiú. Em seguida, ela foi levada para o hospital da cidade por uma unidade de resgate da corporação.
Como evitar acidentes com arraias no Rio Araguaia
Para evitar acidentes com animais nas praias nos períodos de grande movimento, o Corpo de Bombeiros recomenda:
- Para evitar ferroadas de arraias, arraste os pés quando estiver andando no rio;
- Não entre na água nu nem com ferimentos expostos, há perigo de ataques de candiru e piranhas;
- Não acumule lixo próximo às barracas para não atrair animais diversos.
Operação alerta sobre incidentes no Rio Araguaia
Foi lançada em Goiás, no final de junho, a Operação Férias Turista Seguro, que realiza, durante toda a temporada, trabalhos preventivos e de atendimento às emergências, com a distribuição de cartilhas, folders e a presença e atuação de aproximadamente 350 bombeiros, entre guarda-vidas e mergulhadores nas praias ao longo do rio, além de apoio de viaturas, embarcações, equipamentos e materiais.
Às margens do Rio Araguaia, os bombeiros estão presentes em Aragarças, Itacaiú, Britânia, Aruanã, Cocalinho, Bandeirantes e Luis Alves. A corporação ressalta que os militares receberam treinamentos intensivos de salvamento aquático com aeronave, salvamento aquático em áreas alagadas, sobrevivência em áreas cercadas por águas, técnicas de salvamento aquático, travessias de longa duração, operações de busca e resgate subaquático, manutenção e operação de embarcações.