Após passar por processo de revitalização, fruto de parceria entre a Prefeitura de Goiânia e cooperativas, o tradicional Jardim Botânico, localizado no Setor Pedro Ludovico, em Goiânia, foi reinaugurado hoje, sábado (6/7).
A revitalização se deu através de parceria do prefeito Iris Rezende (MDB), que esteve presente no evento ocorrido nesta manhã, por meio da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) e Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), e o Sistema Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Goiás (OCB Goiás) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Goiás (Sescoop-GO).
Em Goiânia, são, ao todo, 43 parques espalhados por todas as regiões que preservam o meio ambiente.
De acordo com informações das Prefeitura, o Sistema OCB/Sescoop-GO entrou com o custeio dos materiais utilizados na obra e o prefeito Iris disponibilizou a mão de obra. O trabalho de revitalização envolve recuperação do deck, anfiteatro, borboletário, viveiro, pintura do prédio e outros estruturas. A Amma vai, posteriormente, construir no local um observatório de pássaros dentro da Ilha das Flores, que também passou por reforma.
A assessoria da Prefeitura ainda informou que a escolha do dia 6 de julho para a reinauguração se deu por se tratar do Dia Internacional do Cooperativismo. “À comunidade serão oferecidos várias atrações e serviços por cooperativas participantes, como distribuição de fraldas pediátricas e geriátricas”.
Uma unidade do hemocentro também esteve no local para coleta de sangue.
O Jardim Botânico de Goiânia
O Jardim Botânico de Goiânia é a maior área verde da cidade, com mil metros quadrados. Fundado em 1978, o parque fica no Setor Pedro Ludovico. Nele, abriga-se um remanescente de área fechada de mata, com espécies nativas do cerrado e animais silvestres. Possui lago e pista de caminhada e em breve contará com um borboletário. O parque tem livre acesso durante o dia e a noite.