O senador Jorge Kajuru, eleito por Goiás, anunciou nesta terça-feira (2/7), por meio de seu perfil oficial no Twitter, que deixa o PSB. Na postagem, o parlamentar enfatizou que sem partido ele pode “votar de acordo com o Brasil e com a maioria” que o elegeu. Ele pretende permanecer sem sigla até o fim do mandato.
“Amo o PSB e dezenas de seus integrantes, em especial Elias Vaz e o presidente Siqueira. Todavia meu coração deseja me ver senador sem partido, para poder votar de acordo com a maioria de quem me elegeu e do Brasil!!!”, escreveu Kajuru.
Em outro post, também feito hoje (2/7), o político ressaltou que sua saída do PSB é exclusivamente ligada ao seu apoio ao decreto a favor das armas, o que poderia ter causado conflito dentro do partido, uma vez que o PSB foi ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a matéria do presidente Jair Bolsonaro (PSL).
Senador Jorge Kajuru pode voltar ao PSB
Jorge Kajuru comentou ainda no Twitter que sua saída do Partido Socialista Brasileiro nada teve a ver com Bolsonaro ou ministro Gilmar Mendes, como apontando por alguns jornais.
O parlamentar reafirmou que decidiu ficar sem partido, mas se caso for voltar para algum, será para o PSB que ele tanto “ama”. Veja o post original:
ANTAGONISTA: POR FAVOR, A VERDADE NUA E CRUA SÓ TEVE A VER COM MEU VOTO A FAVOR DAS ARMAS!!! NADA EXISTIU DE BOLSONARO OU GILMAR MENDES!!! E SE EU TIVER QUE VOLTAR PARA UM PARTIDO, SERÁ PRO PSB!!! DECIDI FICAR SEM PARTIDO…https://t.co/D7vGxhnaWm
— Senador Kajuru (@SenadorKajuru) July 2, 2019
Jorge Kajuru é eleito senador por Goiás
O jornalista esportivo, radialista, empresário e apresentador, Jorge Kajuru Reis da Costa Nasser (PRP), venceu a disputa e foi eleito um dos dois novos senadores por Goiás nas eleições 2018. O então candidato recebeu 1.513.587 votos (28,29%). Seus suplentes são: Benjamin Beze Junior (PRP) Milton Mercêz (PRP).
Em 2013, Kajuru anunciou, durante um programa de TV, sua pré-candidatura ao cargo de deputado federal por Goiás. Em junho do ano seguinte, o jornalista comunicou oficialmente que se candidataria ao cargo. Na época, para concorrer a uma vaga para a Câmara dos Deputados, precisou deixar o emprego no Esporte Interativo, conforme a lei eleitoral. O candidato recebeu mais de 106 mil votos, mas não chegou a ser eleito por conta da coligação.
Há dois anos Kajuru foi eleito vereador de Goiânia, sendo o mais votado da capital entre os 35 candidatos ao cargo. De acordo com a apuração com Tribunal Regional Eleitoral (TSE), ele recebeu 37.796 votos, o que corresponde a 5,65% dos votos válidos.