O número de microempreendedores individuais (MEIs) no estado de Goiás ultrapassou a marca de 296 mil em junho deste ano. De 2014, ano em que começou a crise econômica no Brasil, até 2019, a quantidade de MEIs mais que dobrou, saltando de 138 mil para 158 mil.
Goiás é o oitavo estado com maior número de microempreendedores individuais, ficando atrás de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais e Bahia. No país, são mais de 8 milhões de pessoas atuando como MEI, segundo dados do Portal do Empreendedor do governo federal.
O programa completa dez anos em julho e foi criado para incentivar a formalização de pequenos negócios e de trabalhadores autônomos como vendedores, doceiros, manicures, cabeleireiros e eletricistas, entre outros, a um baixo custo. A crise do mercado de trabalho e o aumento do trabalho por conta própria têm transformado o MEI uma opção de ocupação temporária.
O Consultor Contábil, Cássius Pimenta, explica que a tendência é que o número de MEIs continue crescendo anualmente. “A economia informal ainda é muito grande. Dentro do universo de trabalhadores por conta própria, muitos ainda não possuem CNPJ. Então a quantidade de MEIs deve continuar nesse ritmo forte de crescimento nos próximos anos”, destaca.
Segundo os números do IBGE, o desemprego atinge atualmente mais de 12 milhões de brasileiros, o que tem contribuído para o aumento do número recorde de trabalhadores por conta própria, categoria que inclui os MEIs. No trimestre encerrado em fevereiro, eram 23,8 milhões de trabalhadores nessa situação.
Maior concentração de MEIs está na faixa dos 31 aos 40 anos
As estatísticas mostram que a maior concentração de MEIs está na faixa dos 31 aos 40 anos, que reúne mais de 2,5 milhões de pessoas, ou 31% do total. Mas o registro formal de microempreendedor tem sido visto também como uma opção de trabalho entre jovens.
Atualmente, mais de 1,7 milhão de MEIs, ou cerca de 22% do total, possuem entre até 30 anos. Segundo levantamento da Serasa Experian, do total de 2,5 milhões de novas empresas abertas em 2018 no Brasil, 81,4% foram MEIs.