Um total de 15 empresas manifestaram o interesse de se instalar em Goiás, o que deve gerar um investimento de aproximadamente 1,5 bilhão de reais no estado. O projeto de instalação das empresas em solo goiano está confirmado num Protocolo de Intenções a ser assinado pela Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC) na tarde desta terça-feira (18/6).
O documento vai ser oficializado hoje pelo Estado de Goiás, por meio da SIC, no Auditório Jaime Câmara do Palácio Pedro Ludovico Teixeira.
Conforme assessoria da SIC, as 15 empresas serão instaladas em 12 cidades escolhidas pelos próprios empresários, levando em consideração a vocação industrial, independente da bandeira política. A regionalização industrial tem sido determinação da atual gestão, que presa pelo cuidado ao cidadão de todas as regiões de Goiás.
De acordo com o titular da SIC, Wilder Morais, a intenção é que todas as cidades sejam contempladas com os investimentos que chegam a Goiás. “Continuamos nossa parceria com os deputados e com os prefeitos, porque queremos instalar novas empresas nos 246 municípios”, declarou.
Jataí e Qurinópolis serão algumas das cidades beneficiadas
A vinda dessas novas empresas tem como previsão de investimento de mais de 1,5 bilhões de reais e geração de quase 10 mil empregos diretos e indiretos.
Algumas das empresas que pretendem se ‘acomodar’ em Goiás terão impacto positivo direto no mercado rural. Exemplo disso é a instalação das empresas VMG Bioenergia e Agronegócio (em Jataí) e da usina São Martinho (em Quirinópolis), cuja previsão é que consuma cerca de 10% de todo milho produzido em Goiás. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Goiás é o terceiro Estado do país que mais produz milho. Em 2018 foram produzidas mais de 9 toneladas do grão.
Protocolo de Intenções também pode refletir em benefícios para o Entorno
Ainda segundo a assessoria da SIC, a assinatura dessa segunda etapa de Protocolo de Intenções de instalação em Goiás representa uma boa notícia para a região Entorno de Brasília. A ida de uma empresa para Abadiânia, com investimento previsto de 2 milhões de reais, tem a expectativa de geração de mais de 300 empregos diretos e indiretos.
Já a intenção de ida de outra empresa para Cristalina contará com investimento de 40 milhões de reais e geração de cerca de 300 empregos diretos e indiretos. Sendo assim, a previsão é de investimento de 42 milhões de reais na Região do Entorno gerando mais de 600 empregos diretos e indiretos.