Uma pequisa realizada pelo Procon Goiânia apontou variação de até 142% no preço de presentes para o Dia do Namorados nos comércios da capital. A data é considerada a terceira mais importante em vendas para o comércio. Dentre os itens pesquisados estão perfumes, eletrônicos, cestas de café da manhã, serviços como churrascarias e de floriculturas. O levantamento reforça a importância da pesquisa antes da compra.
De acordo com o estudo, um vaso de orquídeas apresentou a maior diferença de preço encontrada no mercado, com variação de 150%, entre R$ 70 e R$ 170. Os pesquisadores alertam que o preço da planta difere entre os estabelecimentos visitados, por isso, é importante o consumidor avaliar a espécie do produto.
Para os casais que pretendem comemorar o 12 de junho com um jantar romântico, também é recomendado ficar e alerta. A pesquisa mostrou variação de 42% nas churrascarias da capital, onde o preço do rodízio por pessoa, varia entre R$ 79,90 e R$ 55,90.
Dia dos Namorados deve movimentar R$ 1,64 bilhão no país
Conforme estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a compra de presentes do Dia dos Namorados deve movimentar R$ 1,64 bilhão nos comércios do país. O aumento esperado no volume vendido é de 1,9% em relação ao mesmo período do ano passado, já descontada a inflação, calculou a CNC. Se confirmada a previsão, as vendas terão a terceira alta consecutiva, após as perdas registradas durante a recessão econômica (de -1,1% em 2015 e -4,9% em 2016).
O segmento de vestuário e acessórios teria uma expansão de 3,1% em relação à mesma data do ano passado, com faturamento de R$ 611,0 milhões, o equivalente a 37,4% das vendas totais esperadas para a data comemorativa.
Já segmento de hipermercados e supermercados venderia R$ 553,1 milhões, alta de 1,8% em relação a 2018, enquanto o de artigos de uso pessoal e doméstico, que inclui a venda de produtos eletroeletrônicos, tem receita prevista de R$ 243,4 milhões, um aumento de 2,2% no volume vendido no ano passado.
A CNC aponta que a cesta dos 25 bens e serviços mais demandados pelos consumidores nessa época do ano está 2,7% mais cara que no mesmo período do ano passado. No entanto, ainda será possível encontrar alguns itens mais baratos, como roupas femininas (-3,0%), tênis (-2,6%), artigos de maquiagem (-2,6%) e bolsas (-2,4%).
“Na tentativa de atrair o consumidor, o varejo deverá continuar investindo em liquidações, oferecendo linhas de produtos a preços menores do que no mesmo período do ano passado, especialmente nos ramos de vestuário e cosméticos”, apontou a CNC, em nota oficial.
Por outro lado, os preços de serviços, como excursões (+16,4%), estarão significativamente mais elevados do que no mesmo período de 2018.
*Com informações do Estadão Conteúdo