A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos (DERCC), identificou dois autores de ataques virtuais contra a secretária de Educação Fátima Gavioli. A denúncia foi feita à PC pela secretária no dia 15 de abril. Os ataques eram feitos por meio de um perfil fake (falso) no Facebook.
Conforme apurado, os ataques virtuais ocorriam desde o início da gestão de Fátima Gavioli à frente da Secretaria Estadual de Educação. A professora relatou que, desde sua posse, passou a ser alvo de inúmeras ofensas, escritas e por imagens, que atingiram sua honra e extrapolaram o limite de simples manifestações de insatisfação quanto à sua gestão.
Segundo a PC, secretária de Educação apresentou provas dos ataques virtuais
De acordo com informações da PC, na delegacia, a secretária apresentou prints das mensagens publicadas em seu perfil oficial, que comprovavam a ocorrência dos crimes de difamação e injúria, praticados contra ela em razão do exercício de sua função pública.
Os investigadores pediram à Justiça, dentre outras diligências, a quebra de sigilo do perfil fake, denominado como “Ariel Dylan”. Com isso, um coordenador de uma escola estadual e outro ex-servidor da antiga gestão da Secretaria de Educação foram identificados como autores dos ataques. Os envolvidos não tiveram os nomes divulgados.
Os homens já prestaram depoimento à polícia. O inquérito foi concluído e segue para o Poder Judiciário e Ministério Público de Goiás (MP-GO), para que as medidas cabíveis sejam tomadas.
Fátima Gavioli
Fátima Gavioli é formada em pedagogia pela Unesc e bacharel em letras pela Faculdade de Educação de Cacoal/Unopar e bacharel em Direito pela Universidade Federal de Rondônia. A doutoranda também é especialista em Metodologia e didática no Ensino Superior, Psicologia Social e Gestão Educacional.
A futura secretária de Caiado também é mestre em Educação Especial pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). A doutoranda e mestre domina diversas áreas como: Educação inclusiva, Avaliação Educacional, Metodologias da Pesquisa Científica, Educação Especial e fundamentos psicopedagogia.