Um recém-nascido foi sequestrado na Maternidade Nascer Cidadão, no Jardim Curitiba, região Noroeste de Goiânia. Existe a suspeita de que uma servidora da unidade tenha cometido o crime na noite desta quarta-feira (29/5). O caso é investigado pela Polícia Civil.
Informações preliminares apontam que o bebê nasceu no último sábado (25/5), mas foi abandonado pela mãe na unidade de saúde. Este mesmo bebê, durante a noite de ontem, teria sido sequestrado por uma técnica de enfermagem. Ainda conforme os primeiros levantamentos, fios do sistema de câmeras de segurança da ala neonatal foram cortados, o que impediria o registro do crime.
Sequestro na Maternidade Nascer Cidadão é confirmado pela polícia
De acordo com a Polícia Militar de Goiás (PMGO), o caso foi registrado na delegacia próxima a Maternidade. A reportagem entrou em contato com a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) da Região Noroeste, que confirmou a ocorrência de sequestro.
Equipes da Polícia Civil apuram o caso e tentam localizar o bebê. Alguns servidores da unidade estão sendo ouvidos na manhã desta quinta-feira (30/5). Por meio de nota, a PCGO informou que as investigações seguem sob responsabilidade do delegado Wellington Ferreira Lemos, do 22º DP.
O que diz a Secretaria de Saúde de Goiânia
O Dia Online também entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia, que por nota informou que acompanha de perto toda a investigação.Veja o texto:
A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) informa que a Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas (FUNDAHC) é a gestora da Maternidade Nascer Cidadão, pois a unidade tem gestão compartilhada. A SMS já foi informada pela FUNDAHC sobre o ocorrido e acompanha de perto toda a investigação do caso.
Maternidade Nascer Cidadão
Fundada no ano 2000, a Maternidade Nascer Cidadão presta assistência às mulheres gestantes ou não e às crianças neonatais. A instituição já foi reconhecida nacionalmente pelo trabalho realizado em atendimento humanizado pela Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), com títulos concedidos pelo Ministério da Saúde, como Maternidade Segura (Prêmio Galba de Araújo) e Hospital Amigo da Criança (HIAC).
Conforme levantamento da Prefeitura de Goiânia, de janeiro a agosto de 2018, a unidade contabilizou 2.217 nascimentos, sendo 1.392 de partos normais e 825 de cesáreas. Durante o prazo, foram feitos 18.756 atendimentos emergenciais, o que corresponde a uma média de 2.350 por mês.
[Matéria atualizada às 11h15 para inclusão de notas resposta e outras informações]