Um adolescente de 16 anos encontrou a mãe morta dentro de casa nesta sexta-feira (24/5), em Itumbiara, na região Sul de Goiás. O principal suspeito do crime é o namorado da vítima, identificado como Erivan Rodrigues de Almeida, de 50 anos, que teria matado Leidiana Paulina da Conceição, de 36, depois que descobrir que ela e o filho planejavam, voltar para o Piauí, estado natal, sem ele.
De acordo com informações da Polícia Civil de Goiás (PCGO), Leidiana foi morta com golpes de faca. Horas após o crime, o suspeito foi localizado tentando fugir para Uberlândia, em Minas Gerais. Ele foi preso pela polícia mineira ainda na sexta-feira (24/5).
Adolescente encontra mãe morta dentro de casa, no interior de Goiás
Leidiana Paulina, de 36 anos, foi encontrada morta dentro de casa, no quarto do casal, pelo filho, um adolescente de 16 anos. Segundo relato do menor, apenas ele, a mãe e Erivan tinham as chaves do apartamento. O três haviam de mudado do Piauí para a cidade goiana há sete meses. A mulher e o filho viajariam neste domingo (26/5).
Depois de ser preso, Erivan confessou o ter cometido o feminicídio, de acordo com boletim de ocorrência, mas não deu detalhes do crime. Se condenado, ele pode pegar de 12 a 30 anos de prisão.
Caso de feminicídio no país
Até março deste ano, segundo levantamento do Jornal O Globo, foram registrados no país mais de 200 feminicídios consumados e mais de 130 tentativas. A média registrada era de um caso a cada quatro horas e 31 minutos nos primeiros 64 dias de 2019.
De acordo com dados oficiais dos órgãos de Segurança Pública, em 76% dos casos as mulheres são assassinadas pelo atual ou o ex-companheiro, que não aceitam o fim do relacionamento. No ano passado, no Brasil, foram computados 1.173 feminicídios; número 12% maior em relação a 2017.
Um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) aponta que cerca de 50 mil mulheres são vítimas de feminicídio por ano.