Se você é do tipo que adora manter conexão com a natureza, Goiás é um dos estados mais propícios para isso. Embora não esteja dentro do roteiro de prioridades para muitos viajantes, contamos com diversas cidades turísticas e que possuem cachoeiras e trilhas como seus pontos fortes e, convenhamos, não há nada mais gostoso que se aventurar em meio a belíssimos cenários naturais e ainda ser recompensado com um delicioso banho de cachoeira ao fim do trekking, não é mesmo?
Portanto, se você pretende conhecer as melhores trilhas de Goiás, podemos dar aquela ajudinha! Separamos as mais belas e mais frequentadas do estado, sendo que boa parte delas se encontram na Chapada dos Veadeiros, um verdadeiro paraíso natural.
Vale mencionar a importância de sempre contar com a ajuda de um guia durante o percurso, principalmente se você não possui experiência em trilhas. Assim fica mais fácil de garantir a segurança e evita que você se perca. Dito isso, confira abaixo lugares incríveis que merecem uma visita! Certamente irá se apaixonar!
Conheça as melhores trilhas para fazer em Goiás:
1 – Trilha da Janela, na Chapada dos Veadeiros
Para os aventureiros que estão em busca de trilhas em Goiás, esta é uma das melhores opções! Considerada como uma das mais impactantes da Chapada, a trilha, que possui cerca de 8 quilômetros (ida e volta), leva até o Mirante da Janela e é cercada por paisagens belíssimas e que parecem até cenários de novela
Por todo o trajeto é possível escutar os mais belos cantos das aves, encontrar plantas e flores coloridas, sem falar do céu que ajuda a compor tamanha beleza. Apenas para se ter ideia, a caminhada termina em um ponto elevado que possui vista panorâmica privilegiada, sendo possível avistar os saltos I e II do Rio Preto e de boa parte do Parque da Chapada dos Veadeiros.
Vale lembrar que, assim como boa parte das trilhas, é preciso estar acompanhado de um guia para fazer o percurso, considerando que possui alto nível de dificuldade e é fácil se perder.
2 – Travessia das Sete Quedas, na Chapada dos Veadeiros
Também encontrada na Chapada dos Veadeiros, esta é uma das trilhas mais bonitas de Goiás. Destino quase obrigatório para aqueles que adoram o contato com a natureza, oferece nada menos que 23 km de extensão, podendo ser feita em até dois dias. O lado bom é que o percurso costuma estar vazio, já que demanda certo esforço físico e não é todo mundo que possui essa disposição.
A travessia está aberta apenas durante o baixo nível do Rio Preto, quando é segura aos visitantes. O primeiro dia costuma ser mais desgastante já que o caminho possui mais obstáculos, no entanto, vale considerar que por estar dentro do parque, a trilha é bem sinalizada e possui setas de orientação, com a finalidade de facilitar.
Embora o primeiro dia seja o mais cansativo, sem dúvida também é o mais proveitoso. No percurso é possível encontrar cânions belíssimos, cachoeiras e paisagens deslumbrantes. São vistas para nunca serem esquecidas! É um passeio incrível para aqueles que possuem um pouquinho mais de condicionamento físico!
3 – Trilha da Cachoeira do Abismo, na Chapada dos Veadeiros
Já deu para perceber que a Chapada é lugar certo para os amantes de trilhas, não é mesmo? Então aqui vai mais uma excelente opção no parque: a trilha da Cachoeira do Abismo! Com acesso para a Trilha da Janela, a Trilha do Abismo em específico conta com cerca de 4,5 quilômetros (ida e volta), com a vantagem de ser mais leve e podendo ser realizada sem a ajuda de um guia.
No percurso, a atração que mais chama atenção é a piscina natural de borda infinita que garante uma visão privilegiada da Serra de Santana. Assim como a Trilha da Janela, por este caminho também é possível ter uma vista mais ampla do parque, também sendo possível ver toda a beleza dos saltos do Rio Preto! Lindíssimo!
4 – Trilha da Cachoeira do Label, na Chapada dos Veadeiros
Apenas para se ter ideia, a Cachoeira do Label conta com 187 metros de altura, representando a maior queda d’água de Goiás. A região foi aberta para visitação apenas no início de 2018, ganhando ainda trilha e sinalização, sem contar no restaurante e em um espacinho para camping.
Para chegar até o local onde é possível ter acesso à trilha, é preciso pegar a GO-118 (BR 010), que passa pelo centro da cidade de São João D’Aliança, no sentido Brasília/ Alto Paraíso de Goiás. O destino é a Reserva Bellatrix, onde se encontra a cachoeira e a trilha. Vale lembrar que carros muito baixos e menos potentes podem encontrar dificuldade para subir até lá, já que o trecho conta com irregularidades.
A trilha conta com cerca de 1,8 quilômetros de caminhada, com dificuldade moderada. Os últimos 200 metros são um pouco mais difíceis, no entanto, não há muitos obstáculos para pessoas acompanhadas de crianças, por exemplo. Por outro lado, a trilha não é recomentada para visitantes com problemas de locomoção.
A trilha é linda e o final dela garante paisagens incríveis. É possível encontrar diversas espécies nativas e vegetação. Com certeza vale a pena!
5 – Trilha da Cachoeira da Água Fria e dos Cristais, em Alto Paraíso
Alto Paraíso também é uma cidade repleta de cachoeiras belíssimas, portanto, também conta com algumas das melhores trilhas em Goiás. Para chegar até o mirante da Cachoeira Água Fria, por exemplo, é possível contar com uma trilha fácil de fazer, passando ainda por lugares de beleza incondicional.
Ao chegar na cabeceira da cachoeira, você pode subir pela esquerda e encontrar ainda outras duas quedas lindas e de pequeno porte. Já para chegar até a Cachoeira dos Cristais (que é formada por várias menores), é possível contar com uma trilha que possui diferentes dificuldades, começando pelo Poço da Vovó, que assim como o nome sugere é perfeito para idosos e também para crianças, sendo localizado a apenas 200 metros do estacionamento até a Cachoeira “Véu de Noiva” encontrada ao fim do complexo.
6 – Trilha da Morada do Sol, na Chapada dos Veadeiros
Embora não se compare às grandes já mencionadas por aqui, também é considerada como uma das melhores trilhas em Goiás, com lugares lindos para conhecer durante o caminho. Com acesso bem sinalizado, a trilha é fácil de fazer e ainda é possível contar com um guia próprio da cachoeira para orientar os visitantes.
É uma das mais tranquilas da Chapada, contendo alguns pontos de parada onde é possível tomar banho em piscinas naturais e poços. O lugar é lindo, sendo possível ainda contar com a vista de um cânion. É preciso pagar o valor de R$ 20 para ter acesso.
7 – Vale Encantado, na região do Pinga Fogo
Localizado no extremo sudoeste do estado, o Vale Encantado representa uma das mais novas trilhas em Goiás. Foi aberta apenas em 2016 por alguns guias que encontraram o lugar a partir de imagens do Google Earth. Impressionante, não é mesmo? Percebendo o potencial que o lugar tinha para o turismo, fizeram o que era necessário para que mais pessoas pudessem ter acesso.
Com 12 quilômetros de extensão (ida e volta), a trilha apresenta nível médio e conta com obstáculos como desníveis, pedras, mata alta e até mesmo alguns animais selvagens. É possível vislumbrar ainda as maiores belezas do cerrado, até chegar a uma sequência de poços que com o passar do tempo. acabaram sendo esculpidos pela água, resultando nas Piscinas Encantadas.
8 – Trilha do Complexo do Prata, na Chapada dos Veadeiros
O Complexo do Prata é um verdadeiro paraíso na Chapada dos Veadeiros, abrigando sete cachoeiras incríveis e de beleza sem igual. É possível conhecer todo o complexo em um dia, já que conta com cerca de sete quilômetros de extensão.
Para ter acesso é preciso fazer uma trilha de pouco menos de duas horas. Durante o caminho é possível encontrar paisagens incríveis e que rendem momentos inesquecíveis, com muita vegetação.
As cachoeiras são maravilhosas e compõem um cenário que parece ser intocável. A beleza é tão grande que a vontade é de permanecer por ali até o dia acabar. Vale a pena conhecer!
9 – Trilha da Cachoeira Santa Bárbara
Não há como visitar a Cachoeira Santa Bárbara e não sair de lá encantado. O lugar é sensacional, com belezas inexplicáveis e que apenas vendo para acreditar. A trilha para chegar até o lugar não é muito difícil e é sempre possível contar com a ajuda de um guia, deixando o trajeto ainda mais agradável.
No percurso é possível encontrar muita vegetação nativa e são apenas 20 minutos de caminhada, mais ou menos. O caminho também pode ser feito de carro, desde que seja uma 4×4 para aguentar a subida e obstáculos. Como o lugar é bastante disputado, a recomendação é que planeje bem sua viajem caso queira conhecer a cachoeira, já que há quantidade limitada de turistas por dia.