Um inquérito civil público foi instaurado recentemente pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO) para investigar a contratação de parentes da prefeita do município de Santo Antônio da Barra, a 190 quilômetros de Goiânia, em cargos do Executiva. Conforme o inquérito, a gestora teria contratado sua sobrinha, cunhada e até mudado de cargo o filho dentro da Prefeitura.
A promotora de Justiça Renata Dantas de Morais e Macedo, responsável pelo caso, requereu informações e relatórios, devendo ser indicada a relação de servidores investidos em cargos de direção e de assessoramento por parte da prefeita Sirleide Ramos (MDB), e que recebam “função gratificada e os contratados temporariamente que sejam marido ou mulher, companheiros ou parentes em linha reta, colateral ou por afinidade, até terceiro grau da chefe do Executivo ou de servidor que ocupe cargo de direção ou chefia na prefeitura, ou de vereadores”.
A listagem solicitada pelo promotoria, de acordo com o MP-GO, deve conter dados pessoais dos servidores, grau de parentesco, bem como as informações profissionais da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investida em cargo de direção ou chefia com quem possui parentesco, cargo que ocupa e se é servidor efetivo ou comissionado.
Anteriormente, o MP-GO havia recomendado que fossem exonerados três parentes da prefeita contratados na Prefeitura. Gustavo Ramos Ferreira, filho da prefeita, Hilda Ferreira da Silva, cunhada, e Nilma Alves de Oliveira, sobrinha, ocupavam, respectivamente, os cargos de superintendente de Gabinete, superintendente de Assessoria e assessora de Publicidade e Marketing.
Chefe de Gabinete da prefeita de Santo Antônio da Barra disse que recomendação foi seguida
Procurada pela reportagem do Dia Online, a chefia de Gabinete da prefeita Sirleide declarou que a recomendação feita anteriormente pelo Ministério Público foi seguida. Conforme o chefe de Gabinete, a cunhada e a irmã da prefeita foram exoneradas dos cargos onde eram comissionadas.
Já Gustavo, filho da prefeita Sirleide, foi retornado ao cargo de origem para o qual tinha havia sido aprovado em concurso público.
A prefeita não foi localizada para comentar o assunto.