Três menores, sendo dois adolescentes de 14 anos e uma criança de 11, foram apreendidos nas proximidades da BR-070, em Samambaia, no Distrito Federal (DF), suspeitos de cometer assaltos usando uma arma falsa. O caso ocorreu na noite desta quinta-feira (25/4).
De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), um homem informou os policias que havia sido assaltado por três adolescentes em uma rua próxima à rodovia. Ele, que teve o celular roubado, afirmou ter sido ameaçado com uma arma usada pelo trio.
Menores que usaram arma falsa em assalto ainda tentaram fugir
Em buscas pelos suspeitos, os policiais federais encontraram os menores em uma outra rua próxima ao local do crime. Eles ainda tentaram fugir, mas foram alcançados e apreendidos. Os suspeitos foram identificados como dois adolescentes, ambos com 14 anos, e uma criança de 11.
Com eles os policiais apreenderam o simulacro de arma de fogo, termo técnico para arma falsa, que se tratava de uma réplica de pistola Airsoft. Além disso, com a criança foi encontrado o celular que havia sido roubado do pedestre autor da denúncia.
O trio foi encaminhado à Delegacia da Criança e do Adolescente II, em Taguatinga, no DF.
Uso de arma falsa
Conforme o artigo 10 da Lei 9.437/97, “nas mesmas penas [detenção de um a dois anos e multa] incorre quem: (…) II – utilizar arma de brinquedo, simulacro de arma capaz de atemorizar outrem, para o fim de cometer crimes”. No caso de menores que cometem atos infracionais a pena máxima é de três anos de reclusão.
Menores apreendidos em Goiás
Até outubro do ano passado, a Delegacia Estadual de Apuração de Atos Infracionais (Depai) apreendeu 100 adolescentes envolvidos em casos graves, tais como homicídios, latrocínios, roubos, estupros, tráfico de drogas e associação criminosa, entre outros. Neste ano, mais de 30 já foram detidos pelos mesmos crimes, somente em Goiânia.