Um jovem de 18 anos foi preso, nesta quarta-feira (24/4), por usar Carteiras de Identidade (RGs) falsas para entrar em boates e festas de Goiânia. Os golpes foram aplicados enquanto ele ainda era menor de idade. De acordo com informações da Polícia Civil, Fagner Machado Magalhães também foi investigado por crime de estelionato aplicado por meio da internet.
No momento da prisão, Fagner apresentou aos policiais da 15ª Delegacia Distrital de Polícia (DDP) de Goiânia três RGs falsos. Ele confessou ter falsificado os documentos na época que era menor de idade, com o objetivo de entrar em festas e boates nas quais não tinha idade suficiente para frequentar. Dois dos documentos entregues eram falsos.
Conforme as investigações, o jovem também usava os documentos para aplicar golpes em compras online. A PC faz um alerta à população sobre os golpes aplicados na compra e venda de produtos por meio do comércio eletrônico, crimes que têm se tornado cada vez mais frequentes.
Novos RGs já são emitidos em Goiás
O novo modelo de RG, que tem novo layout e passa a incluir mais informações do que a antiga, já é emitido em Goiás desde março deste ano. Segundo o Instituto de Identificação, seis estados brasileiros já estão emitindo a nova Carteira de Identidade, e Goiás foi um dos primeiros. No modelo anterior só poderiam ser incluídos como documentos opcionais o número do CPF e o número do PIS/Pasep. Com o novo modelo, o cidadão poderá incluir vários documentos.
Conforme o Instituto de Identificação, a modelo antigo continua a ter validade uma vez que, ao contrário da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a Identidade “não vence”. Entretanto, quem for fazer o documento pela primeira vez já vai receber o novo modelo.
Ressalta-se que os documentos obrigatórios continuam os mesmos, tais como: certidão de nascimento, casamento ou com averbação de divórcio (de acordo com o estado civil do requerente), comprovante de endereço e o pagamento da taxa de R$ 28,89 para as 2ª vias.