O feriado de Páscoa e da Semana Santa ocorreu no último fim de semana, e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) teve bastante trabalho. Além das ocorrências envolvendo afogamentos e acidentes de trânsito, a equipe de Luis Alvez foi chamada para atender uma ocorrência onde o turista Carlos Henrique Ribeiro de Souza, de 25 anos, foi atacado por dois Jacarés-Açu, na região do São Miguel do Araguaia.
O Dia Online entrou em contato com o Tenente Nascimento, que é o comandante da região. Ele deu mais detalhes sobre a ocorrência. O comandante da área afirmou que o caso ocorreu por volta das 23h do último domingo (21/4) e que a vítima teria tentado atravessar o braço do Araguaia a nado, quando foi surpreendido por um Jacaré-Açu.
Conforme o Tenente, os relatos das testemunhas é de que eram dois jacarés e que Carlos Henrique teve escoriações no tronco e nos braços, após ser atacado pelos animais. “O fato de estar em um local raso no momento que foi atacado auxiliou a vítima a não ter outros ferimentos, ele foi socorrido e encaminhado ao hospital”, explica o bombeiro.
O Tenente afirmou também que Carlos Henrique não corre risco e acrescentou que o turista já recebeu alta médica. “Em nenhuma hipótese é recomendado atravessar rios ou áreas alagadas, em virtude do risco de animais ou outras intercorrências. Até mesmo profissionais habilitados para esse trabalho estão expostos a diversos riscos que podem ser evitados”, salienta o Tenente.
Jacaré-Açu
O Jacaré-açu é uma espécie exclusiva da América do Sul, e é conhecido também como jacaré-negro. Vale lembrar que a animal é um réptil e se alimenta de pequenos animais. O réptil esteve à beira da extinção pelo alto valor comercial do seu couro e da sua carne. O animal é a maior espécie de Jacaré existente e pode atingir o tamanho de 4,5 metros e pesar até trezentos quilos. Entretanto há registros da espécie com tamanho de 5,5 metros e pesando meia tonelada.