Um detento da Unidade Prisional (UP) de São Simão, Charles Eduardo Araújo, de 45 anos, foi encontrado morto dentro do banheiro da penitenciária na tarde do último domingo (21/4) por um agente penitenciário, enquanto os outros presos estavam tomando banho de sol na unidade.
Conforme o Relato de Atendimento Integrado (RAI) das forças policiais de Goiás, a Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO) foi chamada para atender a ocorrência pelo agente penitenciário, Gesiel Saulo das Neves, que estava no plantão na unidade.
De acordo com o RAI, o reeducando foi encontrado caído dentro do banheiro da unidade com várias perfurações no tórax e sem os sinais vitais. Além disso o relatório informou que os outros detentos da unidade estavam tomando o banho de sol, no momento em que Charles foi encontrado sem vida e que o detento ocupava a cela três da unidade prisional, mas foi encontrado na cela sete.
Segundo o que foi registrado nenhum detento forneceu qualquer informação sobre o possível autor do homicídio. A PM afirmou que chamou a polícia técnico-cientifica que esteve no local para fazer o procedimento padrão com perícia e a remoção do corpo.
Em outro caso, detento foi espancado até a morte na Casa do Albergado
João Victor Oliveira da Silva, de 22 anos, que dividia a cela com outros presos na Casa do Albergado, em Goiânia, foi espancado até a morte dentro da cela sete da Ala B em que estava na madrugada do dia 13 de fevereiro deste ano.
O jovem era detento do regime semi-aberto e foi agredido com socos e ponta pés por outros prisioneiros. A Delegacia Estadual de Investigação de Homicídios (DIH) prendeu cinco pessoas que foram apontadas como autoras do assassinato de João Victor.
Em nota a Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP) afirmou que as providências necessárias foram tomadas e que um processo administrativo disciplinar foi instaurado na unidade para apurar o suspeito de matar o reeducando. Além disso, a DGAP afirmou que as investigação estão a cardo da PCGO.
Confira a nota
“A direção da Unidade Prisional (UP) de São Simão, pertencente à 6ª Regional Prisional Sudoeste da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), informa que já foram tomadas as devidas providências em relação à morte do reeducando Charles Eduardo de Araújo, de 45 anos, no dia (21/04). Na ocasião, agentes plantonistas, após atenderem o chamado de custodiados, perceberam que Araújo estava sem sinais vitais. De imediato, foi solicitada a presença do Serviço de Atendimento Móvel (Samu) para prestar atendimento e constatar o óbito.
A direção da unidade informa ainda que acionou o Poder Judiciário, o Ministério Público, as Polícias Civil e Militar para realizarem as devidas providências legais. Além disso, foi instaurado processo administrativo disciplinar para averiguação do fato e aplicação de sanções em conformidade com a lei. As investigações do corrido estão a cargo da Policia Civil.”