A Polícia Militar (PM) prendeu sete indivíduos na manhã desta quinta-feira (18/4) no Povoado de Estância, região de Jataí, suspeitos de alugar armas de fogo para bandidos da região praticarem crimes. Em posse dos suspeitos, a polícia apreendeu um total de 19 armas de diversos modelos assim como centenas de munições de vários calibres.
De acordo com o soldado Neto, da Polícia Militar, equipes do Tático Móvel do 15º BPM receberam uma denúncia de que na noite de ontem, quarta-feira (17/4), disparos de arma de fogo foram ouvidos no povoado. Foi então que os policiais foram informados de que os supostos autores dos disparos trabalhavam de modo a alugar armas de fogo para bandidos do perímetro.
As equipes, então, foram ao local com o objetivo de averiguar a denúncia. Após diversas diligências, foram apreendidas 19 armas de fogo ilegais de calibres e modelos diversos além de centenas munições de vários calibres diferentes.
Ainda segundo o soldado Neto, durante a operação policial foram detidos sete indivíduos, que foram conduzidos até a delegacia de polícia juntamente com as armas e munições apreendidas para providências cabíveis. As diligências ainda estão em andamento, e mais informações serão divulgadas em breve.
Além de caso de povoado de Jataí, policiais foram presos em Brasília por alugarem armas
No início de março do ano passado, cerca de 200 policiais civis foram às ruas de Samambaia e Ceilândia, regiões de Brasília, a fim de desarticular quadrilha que vendia armas para criminosos no Distrito Federal. Foram cumpridos 32 mandados de prisão, busca e apreensão e condução coercitiva.
Conforme apontam as apurações na época, os armamentos eram distribuídos para homicidas, assaltantes e integrantes de organizações criminosas da cidade.
O principal alvo da operação foi o ex-militar do Exército Brasileiro e ex-policial militar de Goiás Pedro Henrique Freire de Santana. De acordo com a PCDF, a suspeita é de que ele conseguia armas e munição das duas instituições com colegas de farda, e as revendia ou alugava para bandidos.