O Corpo de Bombeiros de Goiás (CBMGO) conseguiu, por meio de vídeos de câmeras de segurança, imagens do suspeito de passar trote que mobilizou 21 militares e oito viaturas, em Goiânia. O caso ocorreu no último domingo (14/4). Na ocasião, três ligações feitos ao 193 relataram que duas pessoas estavam presas em um apartamento pegando fogo, na Avenida Araguaia, no Setor Central.
Ainda de acordo com a corporação, foi registrado um boletim de ocorrência contra a ação. As imagens e outras informações serão divulgadas à imprensa nesta quinta-feira (17/4), no Centro de Operações Bombeiro Militar.
Trote de falso incêndio mobiliza 8 viaturas no Centro de Goiânia
Na tarde do último domingo (14/4), três ligações feitos pelo 193, número de atendimento do Corpo de Bombeiros, relataram que duas pessoas estavam presas em um apartamento pegando fogo, na Avenida Araguaia, no Setor Central. Como podia se tratar de uma ocorrência de grande proporção e ainda com possíveis vítimas, a corporação enviou ao local duas ambulâncias, dois caminhões de combate a incêndio e quatro viaturas de salvamento.
Ao chegarem no local, os militares constaram não haver incêndio algum. Os pedidos de socorro foram gravados pelos serviço de atendimento do CBMGO. Leia abaixo alguns trechos:
Bombeiro: Corpo de Bombeiros boa tarde, qual é a sua emergência?
Falso denunciante: Ô chefe, deixa eu falar…meu irmão tá tentando ligar aí, a gente tentando, minha irmã também tentando… Aqui na Av. Araguaia em frente a um incêndio.
Falso denunciante: Incêndio. O meu irmão conseguiu tirar uma criança, só tem dois obesos lá dentro.
Bombeiro: Qual que é seu nome?
Falso denunciante: Leonardo (…)
Falso denunciante: Eu tô com eles na linha maninha, calma, calma, para de estresse meu Deus, ô meu Deus do céu.
Registro falso de ocorrência é crime
Conforme o artigo 340 do Código Penal (Decreto Lei 2848/40), “provocar a ação de autoridade, comunicando-lhe a ocorrência de crime ou de contravenção que sabe não se ter verificado” pode levar a pena de um a seis meses, ou multa.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, no ano passado, foram registrados em Goiás 111 trotes com características semelhantes ao caso do último domingo. Nestes primeiros meses de 2019, já foram notificadas 18 falsas ocorrências.