A Secretaria de Estado da Administração (Sead) decidiu prorrogar o contrato de 1258 servidores do Vapt Vupt que expiraram no último domingo (14/4) pelo prazo de 90 dias. Conforme a publicação do O Popular a Sead não pensa em fechar unidades e que poderia prejudicar o andamento dos serviços prestados pelas unidades espalhadas por todo estado.
Na tarde desta segunda-feira (15/4) o superintendente do Vapt Vupt, Dioji Ikeda afirmou em entrevista a uma Rádio da capital, que nenhum serviço das unidades vai ser comprometido. Conforme Ikeda, as unidades registram 1,1 milhão de atendimentos por mês e mostra que é órgão que mais atende o cidadão.
Durante a entrevista o superintendente afirmou que um processo de seleção e de qualificação dos servidores do Vapt Vupt está sendo feito para reestruturar todo o sistema. Conforme Ikeda esse processo não estava vinha sendo feito desde 2015, quando a gestão anterior tentou lançar licitação para terceirizar os serviços, mas o Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO) não permitiu e suspendeu a iniciativa.
O superintendente lembrou da contenção de gastos que vem sendo feita pelo governo estadual, mas que apesar disso os atendimentos nas unidades ocorrem normalmente, sem nenhum prejuízo ao andamento dos serviços prestados.
Servidores do Vapt Vupt que tiveram os contratos foram remanejados para outros órgãos do governo estadual
Em relação a problemas pontuais, Ikeda afirmou que casos como o da unidade do Buriti Shopping, que a chuva derrubou o forro, o local foi fechado na tarde do mesmo dia para os reparos e reaberto no dia seguinte no início da tarde.
Além desse caso Ikeda citou o aluguel pago pela unidade de Palmeiras de Goiás de cerca de R$ 19 mil e que um novo prédio com um valor mais acessível vai ser alugado para atender à população da cidade.
Conforme a matéria veiculada no periódico, os 1258 servidores do Vapt Vupt integram os 3.144 comissionados do Estado, que tiveram os contratos finalizados em fevereiro deste ano, o que representa 66,4% dos comissionados e que tiveram os contratos prorrogados por 45 dias.
Além disso um total de 1.239 servidores foram remanejados para órgãos da administração direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo. Conforme a publicação o número representa que 80% dos exonerados em fevereiro remanejados para outras áreas. Pois devido a exoneração dos servidores, os serviços foram comprometidos na unidade e a saída foi reconduzir os comissionados para outras áreas.