O motorista de um ônibus interestadual que seguia do Tocantins para Goiânia teve uma viagem repleta de surpresas na manhã deste sábado (6/4). Por causa de uma pane mecânica no veículo, ocorrida no município goiano de Alexânia, a 120 quilômetros de Goiânia, o condutor precisou parar e chamar outro ônibus. Foi quando ele descobriu com espanto que dois meninos, de 10 e 12 anos, viajavam escondidos com ele. As crianças, que pretendiam chegar à Taguatinga, Distrito Federal, acabaram adormecendo no fundo do veículo e só acordaram por causa da pane.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que foi acionada pelo motorista, os dois meninos foram resgatados nesta manhã na BR-060, em Anápolis. Os pequenos haviam entrado escondidos no ônibus em Brasília e estavam completamente desacompanhados.
Ainda conforme a PRF, tudo começou quando o coletivo que saiu do município de Dianópolis, no Tocantins, e seguia para Goiânia apresentou pane mecânica próximo a Alexânia. Em seguida, após conseguir outro ônibus para dar continuidade à viagem dos passageiros, o motorista encontrou as duas crianças, desacompanhadas, dormindo nos bancos traseiros do veículo.
Conversando com o motorista, o meninos informaram que estavam em um shopping em Brasília, no Plano Piloto, e como já era tarde da noite, não havia mais coletivo para que pudessem retornar para suas casas em Taguatinga, foi quando, segundo eles, tiveram a ideia de entrar no ônibus que geralmente sai do Plano Piloto e passa por Taguatinga, onde deveriam descer.
Entretanto, como o veículo saiu do terminal rodoviário por volta das 4h de hoje, eles adormeceram e só foram descobertos com a quebra do coletivo.
Os garotos foram resgatados e levados para a Unidade Operacional da PRF em Anápolis, onde tomaram café da manhã e aguardam a presença do Conselho Tutelar local.
Conselho Tutelar foi acionado para tratar do caso das crianças que viajam clandestinamente no ônibus interestadual
Ao Dia Online, o Inspetor Newton Morais, da PRF, informou que durante a entrevista à nossa reportagem o Conselho Tutelar havia acabado de chegar no posto da polícia. De acordo com ele, o que será apurado agora é como e por quê as crianças estavam sozinhas no shopping e como saíram de casa dessa maneira, além de estarem viajando clandestinamente e sem acompanhantes.
Os pais ou responsáveis das crianças ainda serão contatados.
Veja o vídeo do momento em que as crianças repassam informações para um agente da PRF: