Os alunos da Universidade Federal de Goiás (UFG) foram pegos de surpresa com uma nota publicada na manhã desta segunda-feira (1/4) pela instituição. Na nota, é informado que a reitoria da universidade recebeu um e-mail hoje contendo ameaças de atentado, e que em face disso, acionou, preventivamente, as Polícias Federal e Militar. A reportagem do Dia Online teve acesso ao e-mail recebido pela universidade, que traz ameaças de um tiroteio contra alunos “negros, gays e esquerdistas”.
O e-mail recebido pela universidade tem como remetente um endereço codificado, e traz mensagens de ódio contra determinados grupos (negros, homossexuais e negros) e ameaças de um atentado contra alunos da UFG dentro da instituição.
A motivação, de acordo com o autor do e-mail, seria uma vingança contra uma provocação sofrida por um membro de um movimento de extrema-direita em prol da ditadura militar. Ainda segundo o e-mail, as armas usadas seriam dois revólveres obtidos na internet. As ameaças são direcionadas aos prédios da Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia e Faculdade de Jornalismo.
Por motivos éticos, a reportagem do Dia Online não divulgará a íntegra do e-mail, uma vez que isso contribuiria para uma possível notoriedade do conteúdo racista, homofóbico e misógino presente na ameaça.
Por nota, a UFG se pronunciou sobre ameaça de atentado e disse que tomou as devidas providências
A reitoria da universidade, através de uma nota publicada em seus meios de comunicação, disse que, em virtude da ameaça recebida por e-mail, acionou as Polícias Federal e Militar com o objetivo de “proporcionar a manutenção de todas as atividades com segurança e tranquilidade, preservando a integridade física da comunidade universitária”.
Na nota, a UFG reafirma seu compromisso com “os princípios democráticos, a liberdade de expressão, a diversidade cultural e o pluralismo de ideias”.
Confira abaixo a nota na íntegra:
“Nota à comunidade universitária
A Universidade Federal de Goiás recebeu no dia de hoje, via e-mail, mensagem contendo ameaças de atentado na instituição. Em face disso, a Reitoria da UFG acionou, preventivamente, as Polícias Federal e Militar e, ainda, reforçou sua segurança interna. A UFG adotou essas medidas com o objetivo de proporcionar a manutenção de todas as atividades com segurança e tranquilidade, preservando a integridade física da comunidade universitária.
A Reitoria reitera o seu compromisso com os princípios democráticos, a liberdade de expressão, a diversidade cultural e o pluralismo de ideias, valores basilares da Constituição Federal e da Declaração Universal dos Direitos Humanos, e repudia quaisquer formas de violência, discriminação e exclusão social.”
Reitoria da UFG