No Result
Ver todos os resultados
No Result
Ver todos os resultados
No Result
Ver todos os resultados

Investigado na segunda fase da Operação Decantação o ex-governador José Eliton presta depoimento na PF, em Goiânia

Por Hélio Lemes
Publicado em 29/03/2019 às 18:57
Investigado na Operação Decantação o ex-governador José Eliton prestou depoimento na PF, em Goiânia

FOTO: Reprodução

Compartilhe no WhatsappCompartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Pinterest

Com depoimento adiado na última quinta-feira (28/3), pois estava em outro município, o ex-governador José Eliton (PSDB) compareceu por volta das 16h de hoje (29/3) à sede da Polícia Federal (PF), em Goiânia, para prestar esclarecimentos sobre o seu envolvimento com os empresários presos durante a segunda fase da Operação Decantação deflagrada ontem, que investiga os desvios de verbas da Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago).

Conforme a publicação de um Jornal local, o ex-governador chegou a PF por volta das 16h, prestou depoimento e voltou para sua residência ao fim da tarde. Na operação deflagrada na última quinta-feira, foram cumpridos cinco mandados de prisão e oito de busca e apreensão, com um deles na residência de José Eliton.

Leia também

Dois homens e um menor são detidos por estupro coletivo de adolescente, em Goiás

Homens são presos e menor apreendido por estupro coletivo de adolescente, em Goiás

Aparecida atualiza cronograma de coleta de lixo; veja como fica o serviço nos bairros

Aparecida atualiza cronograma de coleta de lixo; veja como fica o serviço nos bairros

Conforme as investigações apontaram, mensagens trocadas entre os empresários e o ex-gestor do Estado, mostram que José Eliton usava a aeronave de um dos presos durante a ação na campanha eleitoral. O documento registrou que ação era uma doação eleitoral feita pela empresa Sanefer, que era paga através da saneago e que o mesmo também era feito de forma indevida pela Secretaria de Seguraça Pública do Estado de Goiás (SSP-GO), enquanto José Eliton ocupava o cargo de secretário e a vice-governadoria.

Conforme as investigações apontaram, o pagamento a empresa citada era feito majoritariamente pela SSP-GO, e em contrapartida o sócio da Sanefer devolvia os valores pagos ao ex-governador de outras maneiras, que a polícia busca esclarecer. A partir da decisão, uma terceira forma de pagamento foi elaborada como doações eleitorais para campanhas entre 2008 e 2014 do ex-governador Marconi Perillo (PSDB).

Ex-governador José Eliton teve pedido de prisão negado por juiz

José Eliton chegou a ter o pedido de prisão expedido por parte da PF, no entanto o juiz negou e determinou apenas busca e apreensão na casa do ex-governador. Em sua decisão, o magistrado alegou que os casos são contemporâneos e que o ex-gestor não estava mais a frente da administração pública.

Por sua vez a Saneago afirmou que a empresa em sua atual gestão tem dado prioridade para implantação de melhorias nas práticas de governo, e busca garantir a lisura em todos os processos da companhia com a crianção da Superintendência de Governança. A companhia informou também que vai continuar colaborado com as investigações.

O advogado de José Eliton, Tito Amaral afirmou ainda que a investigação é sobre fatos ocorridos entres os anos de 2014 e 2016, quando o seu cliente ainda ocupava o cargo de vice-governador. Portanto segundo a defesa do ex-governador, não há elementos que possam colocar suspeitas sobre a atuação de José Eliton como vice-governador ou governador.

Citado durante as investigações e outras matérias de jornais da capital, a assessoria de Marconi Perillo apenas afirmou que ele não é investigado na operação e que por esse motivo não vai se pronunciar sobre o caso.

Por outro lado os advogados de defesa da Sanefer caracterizaram a operação deflagrada na última quinta-feira como capciosa sobre o uso do avião de um dos sócios da empresa pelo ex-governador José Eliton.

Tags: desvio de verbajosé elitonoperação decantaçãooperação decantação 2saneago

Notícias relacionadas

Amber Alert Goiás adota sistema para localizar crianças desaparecidas

Goiás adota ferramenta que emite alertas nas redes sociais sobre crianças desaparecidas

Goiás vai adotar uma ferramenta do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) voltada à localização rápida de crianças...

“Mais Amor, Menos Frio”: campanha arrecada agasalhos em Goiânia; veja como doar

“Mais Amor, Menos Frio”: campanha arrecada agasalhos em Goiânia; veja como doar

Com a chegada das temperaturas mais baixas, a solidariedade aquece o coração e também o corpo de quem mais...

Siga o Portal Dia nas redes sociais

Sobre o Dia

  • Anuncie no Dia Online
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
  • Trabalhe Conosco
  • Transmita ao vivo

Editorias

  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Gastronomia
  • Mercado de Trabalho
  • Mundo
  • Política
  • Saúde
  • Trânsito
  • Uncategorized
  • Anuncie no Dia Online
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
  • Trabalhe Conosco
  • Transmita ao vivo

Redes Sociais

© 2024 - Todos os direitos reservados.

Segurança e Privacidade

No Result
Ver todos os resultados
  • Home
  • Últimas Notícias
  • Editorias
    • Cidades
    • Brasil
    • Mundo
    • Política
    • Economia
    • Entretenimento
    • Trânsito
    • Saúde
    • Esportes
    • Educação
    • Gastronomia
    • Mercado de Trabalho
    • Mundo
    • Política
  • DiaPlay
  • Anuncie
  • Contato

© 2022 Todos os direitos reservados.

No Result
Ver todos os resultados
  • Home
  • Últimas Notícias
  • Editorias
    • Cidades
    • Brasil
    • Mundo
    • Política
    • Economia
    • Entretenimento
    • Trânsito
    • Saúde
    • Esportes
    • Educação
    • Gastronomia
    • Mercado de Trabalho
    • Mundo
    • Política
  • DiaPlay
  • Anuncie
  • Contato

© 2022 Todos os direitos reservados.