Um homem foi preso, na manhã desta sexta-feira (29/3), enquanto cochilava em uma rede de casa, depois de espancar a mulher, em Planaltina, região administrativa do Distrito Federal. A vítima, que se trancou no banheiro da residência, foi quem acionou a Polícia Militar. O caso ocorreu por volta das 5h30, no condomínio Nova Esperança, Mestre D’armas.
Ao chegarem no local, os PMs do Distrito Federal encontraram a mulher muito machucada e o marido, que havia batido nela, deitado na rede. Segundo testemunho da vítima, o homem costumava fazer uso de drogas na residência, o que motivou a equipe a, com autorização da moradora, realizar uma busca no local, onde foram encontradas balança de precisão e certa quantidade de drogas.
O suspeito foi levado à delegacia da região, onde foi autuado pela Lei Maria da Penha e por tráfico de drogas.
Casos de violência contra mulher em 2019
De janeiro a fevereiro deste ano, a Polícia Civil de Goiás (PCGO), por meio da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), recebeu 797 ocorrências de violência contra mulher. Também neste período, a delegacia encaminhou ao Judiciário 413 inquéritos; entrou com pedido de 442 medidas protetivas de urgência; e prendeu 162 suspeitos, sendo sete só nas últimas 24 horas.
Ao todo, nesses dois meses, a DEAM fez 1.913 atendimentos a mulheres vítimas de violência doméstica. Os dados da Operação Mulher Segura foram divulgados nesta sexta-feira (8/3), dia em que comemora-se o Dia Internacional da Mulher. No Distrito Federal, durante esses três primeiros meses do ano, foram contabilizados, até o dia 22 de março, 3.387 casos de violência contra a mulher.
No dia 7 de agosto deste ano, a Lei Maria da Penha completa 13 anos, e o número de caso de violência contra mulher ainda é crescente no Brasil. Somente no primeiro semestre ano passado, foram registradas quase 73 mil denúncias, de acordo com dados do Ministério dos Direitos Humanos (MDH), que administra a Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, o Ligue 180.