Ao menos oito funcionários de uma indústria de alimentos, em Rio Verde, no Sudoeste de Goiás, ficaram intoxicados com o vazamento de amônia no local, segundo informações do Corpo de Bombeiros. O caso ocorreu no início da manhã desta quarta-feira (27/3). A empresa precisou ser evacuada.
Um vídeo gravado por um funcionário da empresa mostra o momento em que os colaboradores deixam o local. Veja:
Ainda de acordo com a corporação, os funcionários sentiram o cheiro do produto logo no início do expediente. Quando os bombeiros chegaram ao local, o vazamento já havia sido parcialmente contido. Segundo o coronel Amilton Souza Conceição, o odor do produto dava par ser sentido antes mesmo de entrar na empresa.
Por volta das 7h50, os quatro primeiros funcionários que sentiram os sintomas de intoxicação foram encaminhados, por brigadistas da própria indústria e dos bombeiros, para um hospital particular mais próximo. Os sintomas mais comuns são: irritação, náuseas e até desmaio.
Vazamento de amônia em empresa de Rio Verde vai ser apurado
As causas do vazamento de amônia serão apuradas. O incidente ocorreu na empresa BRF, localizada às margens da BR-060. Em nota, a empresa informou que a situação já foi controlada, além de afirmar que foi adotado, de imediato, o plano de evacuação para “preservar a saúde e a segurança dos funcionários que já se encontravam na unidade”.
Ainda conforme nota, uma equipe técnica especializada vai investigar o que provocou o incidente. Parte das atividades já foram retomadas e é previsto que nas próximas horas as outras áreas da empresa também sejam liberadas.
Rio Verde
Considerada a 12ª melhor cidade para se viver em Goiás, Rio Verde tem mais de 180 mil habitantes. O município se destaca pela agropecuária, sendo o maior produtor de grãos do estado e responsável por 1,2% da produção nacional dos produtos. Na cidade, a produção agrícola gera cerca de 1,2 milhões de toneladas por ano das mais variadas culturas, como arroz, algodão, soja, milho, sorgo, milheto, feijão, girassol.