Por meio de nota, a Secretaria de Agricultura (Seagri) do Distrito Federal, informou que ao menos 13 cavalos morreram depois de ingerir ração contaminada, que havia sido vendida em Brasília e cidades de Goiás, localizadas no Entorno. A ingestão do alimento, uma mistura de aveia e uma semente chamada crotalária, usada nas plantações para adubação verde do solo, afetou o fígado, envenenando o sangue e o sistema nervoso dos equinos.
Devido ao risco, outros 17 animais, que também comeram a ração contaminada, estão em observação. Os casos foram registrados em Formosa, Gama, Taguatinga, Recanto das Emas e no Núcleo Rural Tabatinga, região de Planaltina de Goiás. Os produtores rurais da região estão em alerta.
Ração contaminada causou intoxicação no fígado dos cavalos
Ainda de acordo com a Seagri, além da visita de técnicos do governo nas propriedades para analisar os sintomas clínicos dos animais, após o registro dos casos, a ração foi recolhida para análise na Universidade de Brasília (UnB), onde foi constatado que a semente de crotalária ocasionou a contaminação dos cavalos.
O agricultor responsável pela produção do alimento já foi notificado, mas ainda existe risco de intoxicação de outros animais. “Alteração no comportamento dos animais ou mesmo uma desconfiança da qualidade da aveia oferecida como ração deve ser comunicada para que possamos analisar caso a caso”, alertou a subsecretária de defesa agropecuária da Seagri, Danielle Araújo.
Para Danielle, as sementes podem ter passado desapercebidas por quem produziu, uma vez que elas se assemelham com feijões pequenos. “A gente suspeita que tenham plantado a aveia logo após uma retirada malfeita da crotalária. Então, ela rebrotou junto com a aveia e, na colheita, tudo se misturou”, explicou a subsecretária à Agência Brasília.
Sintomas da intoxicação causada pela ração contaminada
A semente crotalária produz uma substância secundária conhecida como alcaloide pirrolizidínico, que afeta diretamente o funcionamento do fígado, envenenando o sangue e sistema nervoso. Os cavalos podem ser salvos dependendo do porte, resistência e até mesmo da quantidade do consumo da aveia contaminada.
Os sintomas causados pela ingestão da crotalária são: anorexia (alimentação seguida de vômitos); agressividade; atordoamento; descoordenação; andar cambaleante, andar a esmo; tristeza; espasmos musculares; mal-estar geral; cabeça baixa; irritação; patas dianteiras em abdução e galope sem rumo.