Um levantamento feito pela Procuradoria de Justiça Especializada na Defesa da Criança e do Adolescente do Ministério Público Estadual do Mato Grosso (MPE-MT), apontou que três em cada cinco meninas no estado sofreram algum tipo de abuso no Mato Grosso (MT).
Os números mostraram não apenas a questão referente as meninas, conforme os dados divulgados dois em cada seis meninos também foram abusados de alguma maneira. Segundo o MTE-MT, o Estado acompanha a média do país.
O coordenador da Procuradoria promotor Paulo Prado afirmou que os abusos podem ser verificados em beijos forçados, alisar e passar a mão nas partes íntimas e até mesmo um abraço bem apertado que a criança não quer e o estupro consumado.
O Ministério quer mudar essa realidade no Estado, e para isso criou o projeto de prevenção que começa dentro das salas de aulas. Durante o ano, os procuradores do MPE-MT visitam escolas de várias cidades e alertam professores e estudantes sobre as diversas formas de abuso.
Promotor afirmou que crianças pediram para conversar e relataram serem vítimas de algum abuso ou bullying
Outro ponto ressaltado por um Jornal da região é que uma companhia de teatro acompanha o Ministério e através de cenas que ilustram os abusos, bullying e o preconceito, os alunos são conscientizados dos comportamentos incoerentes.
Segundo o promotor muitos casos foram descobertos após a passagem da caravana pelas escolas. “Teve crianças em algumas cidades que se levantaram durante a apresentação da peça teatral e pediram para serem ouvidas longe dos colegas. Muitas delas afirmaram serem abusadas ou vítimas de bullying”, conta o promotor.
A matéria veiculada no jornal da região lembrou que a caravana passou por 40 escolas em Cuiabá, 16 em Várgea Grande e outras instituições de ensino nas cidades de Cáceres, Diamantino, Alta Floresta, Sinop e Sorriso. A partir do mês que vêm a caravana vai percorrer os municípios da região Sul e Norte do Estado além da região do Araguaia.