As Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) de 97 cidades cidades do interior de Goiás tiveram novos supervisores nomeados na última semana. Com a posse dos servidores, as unidades que estavam com funcionamento prejudicado, desde que o governador Ronaldo Caiado (DEM) assinou um decreto que proibiu, a partir de 28 de fevereiro, a renovação de contratos temporários, voltam à normalização.
De acordo com informações do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), os novos servidores já passaram por treinamento e estão aptos para assumir seus postos. A ação tem como objetivo facilitar o atendimento à população, além de garantir a descentralização dos serviços do Detran. No interior, os atendimentos relacionados Departamento de Trânsito também são feitos em 68 unidades de atendimento Vapt Vupt. A autarquia reforça que as Ciretrans estão passando por reestruturação no quadro de funcionários.
Ao todo, 206 Ciretrans atendem usuários de todo o estado. Além dos 97 supervisores nomeados nos últimos dias 11 e 15, outros 220 funcionários passaram por treinamento e devem começar os trabalhos no próximo dias. Segundo levantamento da Federação Goiana dos Municípios (FGM), os atendimentos em unidades de ao menos 25 cidades ficaram comprometidos, devido a falta dos servidores que foram exonerados. Sem atendimento, os usuários necessitaram se deslocar de uma cidade para outra.
Ciretrans em Goiás
As Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) estão presentes nos municípios com o objetivo de descentralizar os serviços que antes eram oferecidos apenas no Detran. Nestas unidades, os usuários podem realizar vistorias nos veículos, questionar multas, atualizar documentos e ainda realizar mais de 60 processos relacionados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Desde de 2017, as Ciretrans de Anápolis, Caldas Novas, Ceres, Firminópolis, Goianésia e Posse ganharam novas sedes. Já as unidades de Goianira, Nazário, Planaltina, Silvânia e Água Limpa tiveram o funcionamento deslocado para prédios mais modernos. Em Anicuns, Crixas, Itapuranga, Jaraguá, Jataí, Jussara, Nerópolis, Orizona, Piracanjuba, Sanclerlância e Silvânia os prédios foram reformados.