Um caso que poderia ter terminado em tragédia, não fosse a atuação treinada do Corpo de Bombeiros, foi registrado na tarde do último domingo (3/3), na Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Um turista foi resgatado pela corporação após ficar ilhado em uma das várias cachoeiras da região. Devido à forte correnteza, o homem acabou ficando isolado nas pedras da cachoeira, sendo impossibilitado de sair por conta própria.
De acordo com informações do Tenente Voltera, bombeiro que atuou na ocorrência, o resgate foi feito na Operação Carnaval 2019 na tarde de ontem (3/3), por volta de 13h40. O tenente da corporação conta que o turista estava na cachoeira Cânion II, no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, localizado no estado de Goiás.
O turista pulou na água mas acabou sendo levado pela forte correnteza. A vítima felizmente conseguiu se agarrar em um galho, mas ficou ilhado no meio da corredeira, solicitando apoio aos bombeiros militares. A região é famosa pelas fortes correntezas, e segundo o Tenente Voltera, não é apropriada para banhos.
“Nesse período chuvoso, o nível da água eleva significativamente. Então em consequência disso, as correntezas ficam muito fortes”, explica o tenente.
Assim que acionadas, as equipes do bombeiros que estavam presentes se dirigiram ao local, e providenciaram a busca e salvamento da vítima, trazendo-a até o outro lado do leito do rio, em área segura.
Ainda conforme os bombeiros, ninguém ficou ferido.
Veja o vídeo do momento do resgate na cachoeira da Chapada dos Veadeiros
No vídeo divulgado pelos bombeiros, é possível ver o banhista completamente isolado nas pedras da cachoeira na Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Conforme relembrou o Tenente Voltera, mesmo com a correnteza, a equipe de salvamento atravessou o rio e foi até a outra margem, onde tiveram acesso ao homem.
A equipe, então, joga para o homem um life belt, que é uma espécie de colete salva vidas preso a uma corda. Ainda é possível ver a água quase levando o life belt, mas num reflexo, o banhista consegue segurá-lo com um dos pés. O turista, então, ata o equipamento ao corpo e se joga na água, momento em que os bombeiros o puxam e executam o salvamento.
Veja o vídeo abaixo do momento do resgate da vítima que estava ilhada na cachoeira: