Após anunciar o fim do contrato com a Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi), organização social responsável pelo programa Jovem Cidadão, o governo de Goiás afirmou que o projeto vai continuar. De acordo com o governador Ronaldo Caiado (DEM), o programa passará por uma reformulação com o objetivo de “beneficiar todos os participantes”.
Em entrevista, concedida na última sexta-feira (1/3) à TV Anhanguera, Caiado afirmou ainda que o governo abrirá uma nova licitação para dar mais transparência ao processo.”No momento em que abre a nova licitação, você está penalizando o jovem ou está fazendo com que a ele sejam dadas melhores condições, tanto salariais como em condições de trabalho?”, questionou o governador, ao garantir que o processo passará por melhorias significativas.
O fim do contrato com a OS responsável foi anunciado na última quinta-feira (28/2). O convênio, que não será prorrogado, nem renovado, se encerra no próximo dia 14. A decisão atende a uma recomendação da Controladoria Geral do Estado (CGE-GO) e Procuradoria-Geral do Estado (PGE-GO).
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), “apenas fará nova licitação dentro dos dispositivos legais que regem a administração pública e em consonância com a política de transparência determinada pelo Governo de Goiás”.
Programa Jovem Cidadão em Goiás
Ainda segundo a Seds, o processo de recadastramento dos jovens beneficiados, que precisarão passar por uma nova seleção, dever ser aberto nos próximos dias, assim como o edital de licitação, que segue em fase de finalização.
Atualmente, o programa Jovem Cidadão atende 4.800 mil estudantes em 246 municípios de Goiás, todos de baixa renda. Os beneficiários, de 14 a 18 anos, atuam em órgãos estaduais, têm carteira assinada e recebem meio salário mínimo para aprender uma função, com direito a cursos de formação.
O programa Jovem Cidadão do governo do Estado de Goiás é uma tecnologia social internacionalmente reconhecida, que está em execução desde 2000, já tendo beneficiado mais de 30 mil famílias.