A culinária goiana é uma das mais ricas e saborosas do Brasil, cheia de temperos e sabores que podem ser encontrados apenas por aqui. Claro, é comum que também sejamos fortes apreciadores da culinária mexicana e até mesmo da japonesa, por exemplo, mas nada parece ser tão satisfatório quanto comer aquela comidinha tradicionalmente goiana.
Assim como boa parte da culinária brasileira, a comida goiana nasceu da mistura entre a gastronomia de diversas origens, desde a europeia até a indígena, que se consolidam como as principais influências. Também utilizados de referências da cozinha mineira e paulista, assim como servimos de referência para tantos outros estados.
Nossa culinária possui características fortes e seu principal diferencial é a utilização de ingredientes típicos do cerrado. Não é à toa que somos bem conhecidos pelo tão famoso pequi, não é mesmo? Portanto, se você é um apreciador ou apenas pretende conhecer um pouquinho mais sobre a gastronomia de Goiás, nós aqui do Portal Dia Online preparamos uma listinha com alguns dos pratos mais populares por aqui. Dá uma olhada!
Conheça alguns pratos típicos da culinária goiana:
1 – Arroz com pequi
Não dá para falar sobre a culinária goiana sem começar com este que é um dos pratos mais tradicionais do estado. Sempre que Goiás vira assunto no Brasil afora, a primeira coisa que vem em mente é o tão famoso pequi. Fruto típico do cerrado, é de difícil acesso para aqueles que vivem fora da região e por isso muita gente ainda não teve a oportunidade de experimentar.
E vale lembrar que ele também é o responsável por diversas discussões, já que não dá para ficar em cima do muro – ou você ama ou odeia o pequi, ao ponto de não suportar nem mesmo o cheiro. O fato é que por ser tradicionalmente goiano, é o tipo de alimento que acaba sendo introduzido na alimentação da população muito cedo, desenvolvendo o gosto das pessoas por ele.
Mas também é claro que muitos goianos não curtem, já que não é algo determinante e nunca será. Mas o pequi pode ser acompanhado de muitos pratos, sendo o arroz com pequi o mais amado. No meio de uma galinhada, então?! Delícia!
2 – Pamonha
Modéstia à parte, nenhum outro estado faz pamonhas como Goiás. Embora seja facilmente encontrada em diversas regiões do país, a receita goiana consegue se superar, adicionando alguns ingredientes capazes de dar aquele sabor todo especial.
Muitas famílias ainda se reúnem em pamonharias do estado, e algumas ainda possuem o hábito de juntar a galera para fazer pamonha em casa. Tem coisa melhor? As mais populares por aqui são as de doce e de sal, mas à moda também é bastante pedida, já que vem com queijo, cebolinha verde, pimenta verde e linguiça.
Mas a criatividade pode ficar livre na hora de “inventar” um recheio. Por aqui é possível encontrar até mesmo pamonhas com pequi e guariroba (logo chegaremos nela), que dão um show de sabor!
3 – Empadão Goiano
Hmmm… O empadão goiano é sem dúvida uma das maiores delícias da culinária goiana! Quem é que não adora? Muitos acabam confundindo a empada com as tortas de frango, afinal, em tese o princípio é o mesmo já que a receita é constituída da massa e do recheio de frango.
No entanto, o empadão é feito com uma massa bem fininha e dando ainda mais espaço para o recheio. Inicialmente a receita era chamada apenas de empada ou empada goiana, mas acabava sendo confundida com as empadinhas, que na época estavam começando a ganhar popularidade. Mas convenhamos, elas nem chegam aos pés.
Foi assim que a receita passou a ser chamada de “empadão goiano”, onde a tortinha é assada em uma fôrma redonda e forrada com a própria massa, garantindo que fique fininha e bem suave, ressaltando o sabor do recheio.
Embora o frango seja tradicional, há que prefira adicionar outros ingredientes para a composição da receita. Camarão, pequi com frango, guariroba, azeitona, carne de sol, e até mesmo as versões doces estão em alta.
Se você ainda não conhece e pretende experimentar o melhor empadão da sua vida, uma dica é para que visite a praça de alimentação do Mercado Central. Por ali é possível encontrar diversas lanchonetes que capricham na receita! Já escrevemos uma matéria sobre o lugar e você pode conferir clicando aqui.
4 – Guariroba
E finalmente chegamos nela! Também chamada de “gueroba” pelos mais íntimos, é uma espécie de palmeira típica do cerrado brasileiro, dando origem a um palmito de sabor bem amargo mas que conquista o paladar de muita gente por aí.
Da mesma forma que o pequi, também costuma dividir opiniões e sempre é possível encontrar aquele apaixonado e também o que simplesmente detesta o gosto da guariroba.
Ela pode ser refogada e servida em guarnição individual, ou também pode se transformar naquele ingrediente especial de uma receita. Nada melhor que comer uma guariroba com frango ou com arroz branquinho, por sinal! E para quem não é muito fã do sabor amargo, pode experimentar a técnica de deixar a guariroba de molho na água durante alguns minutos. Só tome cuidado para não deixar muito tempo!
5 – Angu de milho verde
E tem goiano que também é apaixonado por um bom angu de milho verde! Embora a receita também se encontre em todos os cantos do Brasil, é algo que vira e mexe está presente em nossa mesa, seja como prato principal ou acompanhamento, principalmente em uma boa galinhada.
Por ser uma receita bem simples e fácil de fazer, sempre desperta o interesse. O ingrediente base é o milho verde, onde são acrescentados apenas água e sal. É claro que a receita pode ser incrementada com alguns ingredientes a exemplo de cebolinha, cheiro verde ou pimenta do reino, vai do gosto de cada um.
E há ainda quem prefira adicionar um pouquinho de leite no lugar da água e também uma pequena quantidade de queijo, garantindo um sabor ainda mais especial e textura bem cremosa.
6 – X-Salada
A culinária goiana é uma caixinha de surpresas, convenhamos. Neste caso, acima de qualquer outro, podemos dizer que é algo tradicional do estado e que pouquíssimas pessoas entendem do que se trata. Quem escuta o nome sem entender o contexto, pode acreditar que realmente se trata de algum tipo de salada, o que é bem ao contrário.
Os x-saladas (ou x-tudo, podrão, etc) são sanduíches que costumam ter diversos ingredientes, desde o hambúrguer até salada, ovo, queijo, bacon e até abacaxi, por exemplo.
Ok, essa até pode ser uma combinação nem tão inusitada, já que diversas hamburguerias pelo país podem trabalhar da mesma forma. O diferencial é que os x-saladas são encontrados em pit dogs, que são pequenas lanchonetes de rua com mesinhas sempre ao ar livre.
Existem sanduíches de todos os tamanhos e para todas as fomes! E os sabores então… Maravilhosos!
7 – Matula Goiana
A matula é uma espécie de tutu de feijão, preparada com feijão branco ou mulatinho e engrossada com farinha de mandioca.
Por si só a receita já é uma delícia, principalmente para quem gosta de feijão. No entanto, na culinária goiana é comum que receba alguns ingredientes extras, como carne de sol, linguiça ou aquilo que a criatividade permitir.
8 – Panelinha
Você já deve conhecer a panelinha, não é mesmo? Bastante apreciadas na culinária goiana, ganham versões e sabores bem diferentes daqueles conhecidos no restante do Brasil, recebendo também temperos mais do que especiais.
São semelhantes a um risoto, mas preparadas de forma mais rústica. A base sempre é o arroz, que pode vir acompanhado de ingredientes como frango, carne, pimenta e cebolinha. Por aqui, também é comum ver o pequi na receita.
Ah, e não esqueçamos do queijo, que garante aquele toque mais cremoso e sabor único à receita. Realmente uma delícia!
9 – Galinhada
Já mencionada aqui algumas vezes, é claro que a galinhada não poderia deixar de ter seu espacinho especial em nossa matéria. Um dos pratos mais apreciados na culinária goiana, costuma ser o destaque em um almoço de domingo, principalmente quando as famílias goianas se reúnem.
E para quem pensa que a receita não passa de arroz com galinha, está muito enganado. Por aqui a galinhada também leva o sabor do pequi, que é acrescentado no prato e garante aquele sabor ainda mais especial e marcante.
Milho e guariroba também são bastante usados, sem contar a pimenta e cebolinha, que também são muito bem vindos! Para acompanhar, nada melhor que um bom angu de milho verde, assim como mencionamos anteriormente!
10 – Cuca Goiana
Herdada da cultura sulista, a cuca apenas foi adaptada e ganhou uma nova versão de origem goiana. Trata-se de um pão doce que pode levar bastante recheio.
Por aqui, a receita é feita com farinha, ovos e açúcar, sendo que o recheio mais comum é banana e canela. Se você nunca provou, vale a pena! É maravilhosa!
11 – Biscoito de queijo
Assim como o pão de queijo, muitos acreditam que o biscoito de queijo também possua suas origens em Minas Gerais. A grande verdade é que não se sabe ao certo de onde ele realmente veio, mas fato é que já se transformou em uma das quitandas preferidas pela população goiana.
Sua receita leva ovos, leite, polvilho e queijo, fazendo com que a massa depois de assada derreta na boca, uma verdadeira delícia. Ah, e nada melhor que se deliciar com um biscoito acompanhado de um cafezinho passado na hora!
Bem, depois dessa deu até água na boca, não é mesmo? A culinária goiana é realmente rica e aqui mostramos apenas alguns dos pratos mais apreciados no estado. E se você está em Goiânia e pretende encontrar bons lugares para saborear essas delícias, confira nossa matéria: 10 lugares para experimentar o melhor da comida goiana