Tradição, história e cultura são palavras que definem muito bem o que o Mercado Central de Goiânia tem a oferecer. Por ali é possível encontrar de tudo um pouco, em um espacinho compartilhado entre mais de 100 comerciantes que estão sempre dispostos a tratar seus clientes da melhor forma possível. Se você ainda não conhece o ambiente ou já faz muito tempo que não vai até lá, fica aqui o convite para uma próxima visita!
É incrível como a experiência de fazer compras pode ser completamente diferente no Mercado. Ali você encontra vendedores que mais parecem velhos amigos, já que o atendimento costuma ser cordial e bastante atencioso. E o que dizer sobre o aroma do lugar? Suas cores, os sons presentes e os corredores são características que transformam o local em algo único e inconfundível, mostrando o porquê de este ser também um dos principais pontos turísticos da cidade.
A história do Mercado Central de Goiânia
A história do Mercado Central de Goiânia, também conhecido como Mercado Municipal, remonta ao finalzinho da década de 1940, já que muitos comerciantes alegam que o espaço existe desde 1947. Por outro lado, a prefeitura data o início das atividades do Mercado no ano de 1950, durante a gestão de Eurico Viana.
Independente da real data de sua fundação, vale lembrar que ele nem sempre esteve na Rua 3. Apenas para que você tenha ideia, seu primeiro endereço consta no local onde atualmente se encontra o Parthenon Center e foi apenas em 24 de outubro de 1986, que foi transferido para o local em que está hoje.
O Mercado foi criado com o objetivo de abastecer o gênero alimentício da cidade. No entanto, à medida que o tempo foi passando, novas propostas foram sendo adequadas ao ambiente, fazendo com que este não seja mais o seu enfoque.
Isso aconteceu devido ao crescimento de outros centros de compras que se espalhavam rapidamente por Goiânia. A concorrência acabou desestimulando não apenas o público mas também os comerciantes, que já não enxergavam mais nos mercados municipais uma boa alternativa de negócio.
A gestão daquela época decidiu tomar algumas medidas para resolver o problema. Uma delas foi a construção de um estacionamento, o que permitiria maior conforto para quem estivesse de passagem pelo Mercado Central de Goiânia. Hoje o local funciona normalmente, contanto com dois pisos destinados ao comércio, onde é possível encontrar variados tipos de produtos. Sem dúvida, é uma das principais referências da cidade!
Qualidade e preços baixos!
Os maiores atrativos do Mercado Central existem desde a data de sua inauguração. É possível encontrar diversos tipos de produtos, que são sempre lembrados pela qualidade e preço baixo.
Sem dúvida, um dos pontos fortes do local abrange as variadas opções gastronômicas que os visitantes podem encontrar. Se você é apaixonado pela comida goiana, não perca tempo! É exatamente ali que você terá a oportunidade de saborear os melhores pratos!
Mas é claro que não para por aí! Queijos, pastéis, salgados, tortas, doces artesanais, sucos, cafés, entre outros, também podem ser consumidos no local. Ah, e não poderia faltar o nosso tão querido empadão goiano, já que o vendido ali é considerado por muitos como o melhor da cidade!
Mas para quem tem interesse em outros produtos, é possível encontrar peças feitas em couro (sandálias e botas, por exemplo), filtros de barro, panelas e utensílios em geral, raízes e medicamentos artesanais, açougue, dentre tantas outras coisas. Fato é que dificilmente você sairá de lá sem encontrar o que precisa!
Mais informações?
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 7h às 18 / sábado, das 7h às 15h / domingo, das 7h às 12h
Telefone: (62) 3524-1324
Endereço: Rua 3, 322 – St. Central, Goiânia – GO, 74643-010