A Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgou nesta segunda-feira (25/2) o boletim epidemiológico dos casos de dengue registrados no estado durante o ano até o momento. Conforme o boletim, durante 2019 foram registrados em Goiás 15 mil casos da doença. Os dados divulgados foram contabilizados até o dia 16 de fevereiro deste ano. E conforme as informações do boletim, cerca de 16 mortes supostamente provocadas pela doença são investigadas.
Conforme os dados divulgados pela SES, o número de notificação é 9,3% menor do que o registrado no mesmo período do ano passado. Goiânia por sua vez é o município com o maior número de registros, com 2.546, seguido por Aparecida de Goiânia com 1.638, Anápolis com 960, Posse com 809 e Rio Verde com 426 casos da doença.
A cidade de Goiânia também lidera com o maior número de mortes apuradas em virtude da doença, com seis. Posse vem logo em seguida com três, e Caldas Novas, Morro Agudo de Goiás, Rio Verde, São Luiz do Norte, Senador Canedo, Silvania e Turvânia com uma morte cada.
Casos de dengue diminuíram no Estado em comparação com o ano passado
O boletim referente às quatro primeiras semanas do ano, que levanta os dados desde o dia 30 de dezembro de 2018 a 26 de janeiro de 2019, mostra uma queda de 19,76% em comparação com o mesmo período do ano passado. No ano passado foram 8.152 notificações contra 6.541 deste ano.
Em relação ao mês de fevereiro, os dados divulgados pela secretaria mostram que até o dia (9/2) foram notificados 3.753 casos da doença. Conforme a secretaria, os números levantados registraram uma queda de 17,62% em comparação com o ano passado, que registrou 11.549 casos.
Por meio de nota, a SES afirmou que desenvolve a Operação Goiás contra o Aedes e conta com uma parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO). Além da parceria, a secretaria informou que tem mobilizado os municípios para o combate do mosquito.
Confira a nota
“A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) desenvolve a Operação Goiás contra o Aedes que, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar, mobiliza os municípios para combater o mosquito. O objetivo é percorrer cada imóvel de cada cidade para eliminar focos do Aedes. A eliminação mecânica dos criadouros do Aedes é a forma mais eficaz de combate as doenças transmitidas pelo Aedes. No site da SES você pode acompanhar quantas visitas são feitas mensalmente pela Operação, nos municípios.”