Conforme dados divulgados no site oficial do órgão ontem (21/2), a Secretaria de Economia do Estado de Goiás, através de sua ouvidoria, recebeu 3.500 denúncias de sonegação fiscal em Goiás por telefone, somente no ano de 2018. De acordo com dados repassados pela Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE), a Pasta é a terceira mais consultada do Estado.
A pasta informou que ficou atrás apenas das ouvidorias da secretarias de Segurança Pública (SSP) e Secretaria da Saúde (SES). Em relação a 2017, o volume de atendimentos aumentou cerca de 25%.
Segundo informações da secretaria, a equipe da Ouvidoria da Secretaria da Economia, composta por seis servidores e coordenada pela assessora Cristiane Vaz, realizou no ano passado 5,9 mil atendimentos. Ou seja, cerca de 25% superior a 2017, quando foram registradas 4,7 mil consultas. Desde sua criação em 2003, segundo a secretaria, foi o maior volume de demandas.
Do total de atendimentos realizados pela Economia, 3.500 referem-se a contato via telefone, através do número 0800 707 8081, especialmente relativos à sonegação fiscal. Após o recebimento das denúncias, explica a coordenadora, elas são encaminhadas à Receita Estadual para apuração e medidas de fiscalização, caso fique comprovada a irregularidade.
Já as outras 2.400 manifestações foram registradas via Sistema Estadual de Gestão de Ouvidoria (SGO). As demandas envolvem denúncias de sonegação fiscal, reclamações, pedidos de informações com base na Lei de Acesso à Informação (LAI), sugestões, reclamações e elogios.
Secretaria da Economia de Goiás testa novo sistema de ouvidoria; medida deve facilitar denúncias de sonegação fiscal
Está em teste a nova versão do Sistema de Gestão de Ouvidoria (SGOe) que atenderá os dispositivos solicitados no Decreto 9.270/18 (regulamenta a Lei 13.460/17 – Lei de Defesa e Proteção do Usuário de Serviços Públicos) – legislações que disciplinam as atividades das ouvidorias em Goiás.
A Ouvidoria da Economia atende no portal www.sefaz.go.gov.br pelo ícone “Ouvidoria” ou pelo banner no final da página, bastando que o contribuinte preencha formulário para registrar sua manifestação.
O contato telefônico é por meio do 0800-707-8081 ou pessoalmente no endereço: Av. Vereador José Monteiro, 2233, Setor Nova Vila, Bloco A, sala 100, térreo – Goiânia. O horário de atendimento é ininterrupto das 7h às 19h, de segunda à sexta-feira.