Após seis meses de investigação do Grupo Antissequestro (GAS) da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (DEIC), oito pessoas foram presas na manhã desta terça-feira (19/2) suspeitas de integrar uma organização criminosa, que era comandada de dentro do Presídio Coronel Odenir Guimarães (POG) por Jaeldson Alves de Souza, conhecido como Duque, é o braço direito do líder BH, que faz parte da hierarquia do Comando Vermelho.
Além de Duque, que está preso no POG, foram presos durante a operação Danieldson Alves de Souza (Perninha) irmão do detento, Enio Cuelho de Almeida, Raylon Freitas Rios, Marcelino Coelho da Costa Neto, Elza Pires de Oliveira a mãe de Duque, Rafaela Campos de Morais e Pâmela Cristina Braga.
Entre os presos durante a operação estão a mãe e o irmão de Duque. O delegado Thiago Martiminiano que apresentou os resultados da operação durante uma coletiva de imprensa, afirmou que a mãe de Duque era responsável pela lavagem do dinheiro da atividade criminosa do filho.
Dentro do presídio Duque se aproximou de um integrante do Comando Vermelho
Thiago Martiminiano afirmou que Duque montou lojas na região da Vila Canaã e que ele foi preso por uma tentativa de homicídio na região. O delegado contou durante a coletiva que o detento se aproximou de um dos líderes do Comando Vermelho e que ele comandava o tráfico na região.
Para o delegado, quase todos os homicídios na região podem ser atribuídos ao grupo e motivados em sua maioria por acerto de contas e disputa por território.
Durante a operação, em uma residência dos suspeitos, os policiais apreenderam armas, carregadores de fuzil com caracol, que tem capacidade de mais de 300 disparos, carregadores de pistola com alta capacidade, munições de vários calibres para pistolas e fuzis como 9 milímetros, .40, 5.56 e 12, além de drogas e materiais para fabricação de cocaína.
Thiago Martiminiano informou que os suspeitos presos durante a operação vão responder pelos crimes de Organização Criminosa, Tráfico e Associação ao Tráfico, Posse Ilegal de Arma de fogo e Lavagem de dinheiro.