Após proposta feita pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), dentro da reforma administrativa, foi recriada oficialmente nesta sexta-feira (8/2) a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) em Goiás. A recriação da secretaria foi sancionada por Caiado na última quarta-feira (6/2), e publicada no Diário Oficial do Estado de Goiás hoje. Assumiu a pasta o superintendente executivo Antônio Carlos de Souza Lima Neto.
Antônio Carlos foi indicado pelo governador no final de 2018, assumiu como superintendente e agora, com a recriação da pasta, foi nomeado secretário, assumindo a pasta nesta sexta-feira. Graduado em engenharia agronômica, Antônio Carlos possui especializações em Formação de Lideranças, Gestão do Agronegócio e Gestão de Negócios, atuando como superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás).
Entre as atribuições da Seapa, extinta em 2011 e de volta à ativa agora, estão a formulação e execução das políticas estaduais agrícolas e pesqueiras, regularização fundiária, formulação e execução das políticas de assistência técnica, extensão rural, pesquisa agropecuária, sanidade animal e vegetal e abastecimento, fomento ao desenvolvimento rural e fundiário, assim como planejamento, supervisão e execução de projetos de irrigação de interesse do Estado de Goiás.
Segundo o secretário Antônio Carlos, o objetivo é propor e direcionar todas as políticas de apoio ao segmento produtivo, fortalecer a pesquisa agropecuária, buscar o desenvolvimento no campo e ampliar a participação da assistência técnica e gerencial junto aos produtores rurais. “Pretendemos ainda avançar em todo o fomento tecnológico, garantir a defesa sanitária e agropecuária, proporcionando segurança, credibilidade e continuidade no desenvolvimento do setor”, destaca.
Ele ressalta que entre os desafios da Seapa estão a construção de um planejamento estratégico bem consolidado que possa atender as principais demandas dos produtores rurais e a estruturação de uma pasta que tenha representatividade à altura da importância do segmento agropecuário em Goiás. “Uma nova estrutura está sendo organizada, ainda mais forte, para que o setor realmente posse ser representativo e todas as principais demandas do segmento sejam contempladas e fortalecidas pelas políticas públicas do Estado”, afirma.
Mudanças com a recriação da Seapa por Caiado
Agora que a Seapa foi recriada, a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater Goiás) e as Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa Goiás) passam a ser jurisdicionadas à pasta.
Além disso, a Lei nº 20.417 altera a Lei Estadual nº 17.257, de janeiro de 2011, e promove mudanças e desmembramento na estrutura de pastas no governo estadual, além da extinção de cargos e de Secretarias Extraordinárias. O projeto de reforma administrativa foi aprovado durante a sexta sessão extraordinária, realizada no dia 28 de janeiro deste ano, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), por convocação do governador Ronaldo Caiado.
A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seagro) foi extinta em gestões anteriores, após a publicação da Lei nº 17.257, de janeiro de 2011. As atribuições da Seagro foram repassadas para a Superintendência Executiva de Agricultura, que fazia parte da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED).