Para burlar o sistema, as pessoas buscam diversas formas e encontram outros que oferecem ajuda, mas não de graça. Em Goiânia, um homem que não teve o nome divulgado confessou a um grande veículo de circulação local que, há três anos, aluga pneus para motoristas passarem por vistoria no Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), em Goiânia.
Conforme a publicação, é possível ver pela cidade placas indicando o aluguel dos pneus para o veículo para vistoria no órgão, e os valores variam entre R$ 30 e R$ 40 reais. O borracheiro que admitiu a prática afirmou que os motoristas vão até a sua borracharia, deixam os pneus dos carros durante o dia e alugam outros para passar pela vistoria no Detran.
Vistoriadores indicam os locais para motorista alugar os pneus, para aprovar veículos nas vistorias no Detran
O comerciante afirmou também que muitos dos clientes são indicados pelos próprios vistoriadores. Segundo o borracheiro, alguns vistoriadores informam aos motorista que não tem como aprovar o veículo na vistoria. E ao afirmar que não é possível que o veículo seja aprovado pela vistoria, o vistoriador indica o local para o motorista alugar os pneus. Conforme o borracheiro todo dia os vistoriados mandam pelo menos dois serviços para ele.
Em resposta à denúncia do borracheiro, o diretor da empresa responsável pela vistoria no órgão, que atualmente é terceirizada, Daniel Granda, afirmou que não é possível um vistoriador fazer essa indicação. De acordo com Granda, a hora da vistoria do veículo é feita por meio de sorteio, e por isso não tem como o vistoriador ter contato com o proprietário do veículo.
Prática de alugar pneus para vistoria é uma velha conhecida do Detran
Gerente de fiscalização do Detran-GO, o Major da Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO), Daniel Freire Rezende, afirmou que a prática é conhecida pelo órgão e que vai intensificar a fiscalização. Segundo o Major, a Polícia Civil do Estado de Goiás (PCGO) também vai ser acionada para ir atrás dos infratores, e afirmou ainda que esta articulando para que o motorista seja vistoriado duas vezes, uma dentro do órgão e outra na rua.