O que você tem feito para ajudar o próximo? Até o mais simples gesto pode ser capaz de mudar por completo o dia de alguém, quem sabe, até mesmo ajudar a mudar vidas! Pensando por esse lado, dá até aquela vontadezinha de desenvolver algum tipo de trabalho voluntário ou ajudar, mesmo que com o mínimo, alguma organização não governamental, não é mesmo? Bem, se essa é sua intenção, é possível escolher uma (ou quantas você quiser) ONG em Goiânia e fazer doações ou participar de seu voluntariado.
Muitas instituições não recebem nenhum tipo de apoio financeiro do governo e nem de iniciativas privadas, portanto, sempre precisam que pessoas de bom coração doem um pouquinho de seu tempo ou mesmo de seu conhecimento, em prol de uma boa causa. Confira!
Encontre uma ONG em Goiânia para ajudar!
1 – Organização das Voluntárias de Goiás – OVG
A Organização das Voluntárias de Goiás, mais conhecida pela sigla “OVG“, foi fundada no dia 30 de outubro de 1947, a partir da iniciativa de um grupo de mulheres.
Nasceu como um “órgão de auxílio voluntário aos hospitais, maternidades, orfanatos e demais entidades de assistência social” e, atualmente, além de prosseguir com iniciativas do tipo, ainda disseminam a cultura do voluntariado, incentivando que os cidadãos participem e também façam sua parte.
Para se integrar ao grupo é preciso fazer um pequeno curso de capacitação, que é oferecido pelo Centro Goiano de Voluntários (CGV).
Funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h
Telefone para mais informações: (62) 3201-9488
Endereço: Av. T-14, 249 – St. Bueno, Goiânia – GO, 74230-130
2 – Grupo Miau Auau
Essa é uma ONG em Goiânia que sempre precisa de muito apoio da população para se manter de pé. Atuando na área de proteção aos animas, o objetivo é diminuir o abandono de cães e gatos pelas ruas, uma vez que eles recolhem e tratam o animal, oferecendo um abrigo temporário.
Assim que o animal já estiver saudável e pronto para ganhar uma nova casa, é levado para as feiras de adoção que a instituição promove pela cidade. Durante as feiras, ainda vendem produtos como camisetas, canecas, plaquinhas com o nome do pet e muito mais.
Para ajudar, você pode adotar um bichinho e enchê-lo de amor, mas se não for possível, a casa também recebe doações em dinheiro, ração e outros produtos para uso veterinário. Para ficar por dentro da agenda da ONG, basta seguir seu perfil no Instagram clicando aqui.
3 – Centro de Valorização da Vida (CVV)
O CVV não é apenas uma ONG em Goiânia, atendendo também todas as regiões do Brasil. A organização desenvolve um trabalho lindo e altamente preciso, uma vez que ajuda milhares de pessoas que sofrem com depressão e necessitam de um ombro amigo.
Apenas para que você tenha ideia, o suicídio é considerado como um problema de saúde pública pelo Ministério Público e é um tema que precisa ser cada vez mais abordado e discutido, a fim de ajudar quem enfrenta momentos difíceis na vida.
Assim, o voluntário do CVV doa seu tempo e atenção para aqueles que precisam conversar com alguém de forma anônima, sem julgamentos ou críticas. Tudo é feito por telefone e você pode ajudar a salvar inúmeras vidas.
Os interessados precisam ter mais de 18 anos e cerca de 4 horas livres por semana para o desenvolvimento do trabalho. Acima de tudo, ainda é preciso ter muita vontade de ajudar o próximo! Para ser um plantonista participante do Programa de Apoio Emocional do CVV é preciso participar de um curso de preparação, oferecido de forma gratuita. Pode ser feito de forma presencial ou em formato de vídeo aula. Você pode fazer seu cadastro clicando aqui.
4 – Ascep
A Associação de Serviços a Criança Especial de Goiânia (Ascep), foi desenvolvida no ano de 1987, com o objetivo de ajudar crianças com deficiência. Tudo começou em uma residência familiar no Setor Vila Nova, onde uma senhora era responsável por todo esse cuidado.
Atualmente, muito mais do que isso, a Ascep cresceu e também desenvolve atendimentos nas áreas de assistência social, fonoaudiologia, nutrição, assistência social, psicologia e muito mais. Todo o trabalho se baseia no respeito pela diversidade humana, que norteia as diretrizes administrativas e operacionais. Vale lembrar que o projeto se mantém vivo apenas com doações e se você pretende ajudar, pode conferir abaixo como fazer isso:
Como ajudar a Ascep:
- Sendo um colaborador mensal – neste caso você colabora com dez reais ou mais e todos os meses um mensageiro da ASCEP irá ao local indicado por você e buscará a sua ajuda e lhe entregará um recibo de contribuição
- Sendo um doador anônimo – a Ascep necessita de material de limpeza, luvas de procedimento, alimentos roupas e calçados, você pode visitar a Ascep e fazer a sua contribuição
- Fazendo um depósito na conta corrente da Ascep.Sendo um voluntário nas diversas áreas de atuação (terapias, monitoramento, cozinha, escola, administrativo e entre outras)
Telefone para mais informações: (62) 3239-0400
Endereço: Vila Uniao, Goiânia – GO, 74325-040
5 – Observatório Social de Goiânia
O objetivo desta ONG em Goiânia (presente também em praticamente todas as outras regiões do Brasil) é o de contribuir para a melhoria da gestão pública, reunindo voluntários apartidários em um espaço para o exercício da cidadania.
Cada observatório é formado por pessoas empenhadas a trabalharem a favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos. Para quem pretende fazer sua parte e lutar contra a corrupção no Brasil, este é um excelente lugar!
Telefone pra mais informações: (62) 3235-6502
Endereço: Endereço: Rua 101, nº 123 Ed. Centro de Serviços OAB | Setor Sul
6 – Manassés
Para ajudar uma ONG em Goiânia não é muito difícil e você realmente pode fazer isso nos lugares mais inesperados. Quem já tem o costume de andar de ônibus pela cidade já deve ter se deparado com jovens que representam o Instituto Manassés.
Criada pelo Pastor Manassés, a organização já tem mais de 15 anos e ajuda a recuperar dependentes químicos e alcoólicos, funcionando de forma 100% gratuita para aqueles que tanto precisam. A casa é mantida através de doações, trabalhos voluntários na instituição e também pelas vendas de balas e outros produtos dentro dos ônibus da capital. Não custa nada fazer sua parte!
Telefone para maiores informações: (62) 3609-6089
Endereço: Av. Venerando de Freitas Borges, 692 – Qd 5, lote 2, Setor Jaó
7 – Voluntariado da ACCG
Embora neste caso não se trate especificamente de uma ONG em Goiânia, é extremamente válido mencionar aqui o Voluntariado da ACCG, já que faz enorme diferença par aqueles que precisam e também para os que ajudam.
A Associação de Combate ao Câncer em Goiás possui uma Coordenadoria de Voluntários (CVL) que é responsável por mais de 300 pessoas que atuam em diversos projetos dentro do Hospital Araújo Jorge.
As seleções ocorrem todo ano e os interessados precisam passar por algumas avaliações psicológicas e ainda frequentar um curso de preparação antes de serem encaminhados. Entre as atividades que podem ser desenvolvidas estão: prestação de informações a pacientes no ambulatório, leitos do Hospital Araújo Jorge e centros cirúrgicos; organizar eventos beneficentes, oficinas de costura e muito mais!
No entanto, antes de ser voluntário é preciso ter consciência dos seguintes pontos:
- É preciso assumir um compromisso muito sério com a ACCG, principalmente em função dos pacientes;
- Todas as regras do voluntariado ACCG devem ser cumpridas;
- Não é fornecida ajuda de custo;
- O trabalho voluntário deverá ser conciliado com outras atividades pessoais.
- É preciso ter mais de 18 anos
Os interessados podem entrar em contato com a Coordenação de Voluntários, por meio dos telefones (62) 3243 – 7004 ou 3243 – 7062.