As operações de busca em Brumadinho continuam suspensas.
De acordo com o tenente Pedro Aihara, porta-voz do Corpo dos Bombeiros, isso ocorre porque, no momento, a prioridade é garantir a segurança de todas as pessoas que estão em situação de risco pela ameaça de rompimento de uma nova barragem. As operações de busca também seriam de risco neste momento.
De acordo com o tenente Pedro Aihara, porta-voz do Corpo dos Bombeiros, a barragem 6 estava com um volume entre 3 e 4 milhões de metros cúbicos de água (m3). Desde sábado, 26, vem sendo feito bombeamento da água para diminuir a pressão. Neste momento o volume está em cerca de 840 mil m3. Não há previsão de retomada das buscas. São 24 mil pessoas em situação de risco, mas só cerca de 3 mil devem ser evacuadas.
Até o momento, 37 mortes causadas pela rompimento da barragem foram confirmadas. Seis corpos já foram liberados pelo Instituto Médico Legal (IML).
Bombeiros de Goiás ajudam em buscas em Brumadinho
Em solidariedade ao governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo), o governador Ronaldo Caiado (DEM) enviou na manhã de sábado (26/1) equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), para dar apoio nas operações de resgate em Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais (MG).
Segundo as informações repassadas pela assessoria de Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás (SSP-GO), o contingente enviado a Brumadinho é composto por seis binômios, com bombeiros e cães de busca, em duas viaturas especializadas para atender esse tipo de ocorrência.
A equipe que vai ser comandada pelo Tenente Tiago Wening que é especialista em operação de busca e resgate com cães, seguiu viagem para Minas no final da manhã deste sábado, após o Zema solicitar apoio, para fazer resgatar as vítimas do rompimento da barragem da vale em Brumadinho, na última sexta-feira (25/1).