Em reunião com empresários coreanos, o governador Ronaldo Caiado (DEM) assina, nesta sexta-feira (25/1), uma carta de intenção para instalação de usina fotovoltaica de energia solar em Goiás. O investimento de US$ 1,5 bilhão, equivalente a cerca de R$ 6 bilhões, deve ser instalado em São João d´Aliança, no Nordeste do Estado.
Goiás, especificamente, o Norte goiano, foi escolhido devido a posição geográfica privilegiada, uma vez que o estado apresenta um dos maiores índices de irradiação solar, matéria-prima fundamental para a produção desse tipo de energia. A usina deverá produzir 600 MW de energia, se tornando então a maior gênero no Brasil e da América Latina.
“Quanto mais próximo da Linha do Equador, melhor. Goiás tem uma condição natural que é protagonista para a geração deste tipo de energia”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Adriano da Rocha Lima, que também participará da reunião.
Segundo o acordo, fica acertado que a contrapartida do Estado não será a concessão de incentivos fiscais, e sim a cessão, em regime de comodato, do terreno onde será construída a usina. “É uma região que enfrenta dificuldades na atração de investimentos e, com a instalação dessa usina, podemos gerar empregos e, consequentemente, desenvolvimento econômico e social para todo o Norte e Nordeste”, explica o secretário.
Caiado havia sinalizado possível instalação de usina de energia solar em Goiás
Durante entrevista à Rádio Interativa FM, no programa Falando Sério, Caiado adiantou que a Coreia do Sul teria interesse de investir em um município de Goiás. Além disso, o governador eleito também falou sobre a situação financeira do Estado e afirmou que a “a mudança vai ser radical em Goiás”.
Ronaldo Caiado (DEM) informou ainda que recebeu ligações de empresários comunicando interesse de investir em Goiás. “Estamos expandindo a nossa ação”. Eles solicitaram 1,5 mil hectares de terras. “É o maior investimento que teremos no estado. É o dobro da estrutura instalada no Piauí, devido à qualidade e à localização da região”, destacou durante a entrevista.