Os secretários da Fazenda e de Governo, Cristiane Schmidt e Ernesto Roller, participam de uma reunião nesta sexta-feira (18/1) com representantes dos servidores do Estado de Goiás. A reunião tem como pauta o pagamento dos salários do mês de dezembro, que o governo anterior não empenhou a folha para quitar os vencimentos do funcionalismo público estadual.
Na noite da última quinta-feira (17/1), o governo divulgou um cronograma de pagamento dos salários do mês de dezembro. No cronograma divulgado, os vencimentos dos funcionários públicos começam a ser quitados em ordem crescente e de forma escalonada a partir de março de 2018. Tanto Cristiane Schmidt como Ernesto Roller voltaram a insistir que o pagamento seja feito de forma escalonada a partir de março de 2019 e com o intuito de quitar a folha de dezembro em seu total em Agosto.
Representados pelos sindicatos de cada categoria, os servidores não aceitam que o pagamento seja efetuado desta forma. Os sindicatos exigem que o governo quite a folha de dezembro de 2018, em fevereiro. No entanto, os representantes do governo não abrem mão de seguir o cronograma estabelecido, com o pagamento começando em Março e toda folha seja quitada de dezembro do ano passado seja quitada em Agosto de 2019.
Proposta apresentada para o pagamento dos salários
Os sindicatos presentes na reunião ofereceram pelo menos quatros proposta para o governo estadual, para o pagamento da folha de dezembro, no entanto nenhuma delas foi aceita. Uma das proposta foi apresentada pela presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintego) Bia Lima em entrevista e informou ao G1 o que foi proposto.
“Sugerimos que paguem janeiro agora e dezembro em seguida, no mais tardar até o dia 10 de fevereiro, e postergue fevereiro até o dia 20 de março e depois vai puxando até pagar na data certa”, afirmou
Sem acordo os sindicatos convocaram para próxima segunda-feira (21/1), uma assembleia geral para definir quais serão os próximos passos dos servidores, com a possibilidade de greve no Estado. Vale lembrar que o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) concedeu liminar para o pagamento dos salários dos servidores da educação. E na tarde desta sexta-feira (18/1), o TJGO concedeu uma outra liminar para que Goiás quite os salários de dezembro de 2018 dos agentes penitenciários.