Sem o relatório dos técnicos da Missão do Ministério da Economia, a Secretária da Fazenda do Estado de Goiás, Cristiane Schmidt, afirmou que o pagamento da folha de dezembro dos servidores vai começar a ser paga a partir de março e de forma parcelada. Em entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira (17/1), ela afirmou que “não adianta entrar com ações judiciais ou liminar para receber os salários, pois o cronograma de pagamento não vai ser alterado pelo governo”.
Conforme Cristiane Schmidt, na última quarta-feira (16/1) foi entregue no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), os extratos bancários das contas do Estado. A entrega desses extratos de acordo com a matéria publicada pelo O Popular, servem para mostrar que não há recursos em caixa para pagar a folha dos servidores públicos do mês de dezembro. A secretária optou por fazer esta entrega ao TJGO, devido aos vários pedidos de liminar para bloquear os valores das contas do Estado para quitar os salários dos servidores.
Cristiane Schmidt afirma que “não adianta fazer greve, pois o cronograma não vai ser alterado”
Durante coletiva de imprensa, a secretária afirmou que está dando transparência ao que o Estado tem em caixa e que “não adianta falar que existe dinheiro para o pagamento dos salários ou que o governo não quer pagar”, pois segundo Cristiane não há recurso.
“Não adianta entrar em greve, fazer manifestações ou entrar com ações na Justiça, pois vamos seguir o cronograma para o pagamento dos salários de dezembro”, declara Cristiane.
Uma das ações do governo para pagar os salários de dezembro, vai ser enviar mudanças no projeto de lei do Orçamento de 2019, incluíndo o pagamento da folha de dezembro de 2018. As mudanças feitas pelo governo deve ser enviadas a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) até o final do mês, e aprovada até o dia 11 de fevereiro de 2019. A partir destas alterações na LOA 2019, e com a aprovação da Alego, o governo vai abrir o processo para regularizar as despesas do estado, por conta da gestão anterior não ter empenhado a folha do mês de dezembro.
Durante a coletiva, a secretária afirmou que vai cumprir a determinação legal de quitar os salários com os pagamentos dos juros pelo atraso. Cristiane Schmidt informou também que começa a quitar os salários dos servidores de janeiro a partir da próxima semana, com o compromisso de pagar 80% até o dia (25/1) e o restante até o fim do mês. A secretária confirmou que os servidores que tem uma renda menor vão ser os primeiros a receber, conforme o cronograma do governo.