Em uma reunião realizada com o procurador-geral de Justiça de Goiás e presidente do Conselho Nacional dos Procuradores Gerais dos Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), Benedito Torres, o ministro da Justiça, Sérgio Moro, anunciou uma nova medida que visa combater o crime organizado no Brasil. Moro confirmou que formará uma rede de inteligência com os MPs estaduais para combater o crime organizado no País.
A reunião com o Dr. Benedito Torres aconteceu em dezembro, no dia 18, mas o anúncio de Moro foi divulgado na última quinta-feira (3/1). Segundo adiantado pelo O Globo , Moro quer formar uma “parceria inédita” com promotores e procuradores e construir uma rede de inteligência que possibilite a troca instantânea de informações.
O jornal se referiu à reunião entre membros do CNPG e Sérgio Moro. Também participaram da reunião os procuradores-gerais de Justiça do Pará, Gilberto Valente Martins; de Alagoas, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto; e do Ceará, Plácido Barroso Rios, além do subprocurador-geral do Rio de Janeiro, Marfan Vieira.
Em entrevista ao O Globo, o procurador-geral de Justiça de Goiás e presidente da CNPG disse que “foi um primeiro contato onde foi falado do alcance do MP no Brasil em termos de capilaridade”. Segundo ele, são 13 mil promotores e procuradores, de Leste a Oeste. “Vamos fazer essa integração para combater essa violência urbana terrível que assola o Brasil e para combater o crime organizado”, finalizou.
Procurador-geral de Justiça Goiás, Benedito Torres, foi empossado presidente do CNPG no ano passado
O procurador-geral de Justiça de Goiás, Benedito Torres Neto, foi empossado no dia 28/6 do ano passado presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG). A solenidade foi realizada no auditório do MP de Goiás, em Goiânia, logo após a reunião ordinária do colegiado.
Torres sucede o PGJ de Santa Catarina, Sandro José Neis, num mandato de 1 ano. Também tomaram posse, na ocasião, o promotor de Justiça de Goiás Vinicius Marçal no cargo de secretário-executivo e os vice-presidentes regionais Paulo Cezar dos Passos (Centro-Oeste), Antônio Sérgio Tonet (Sudeste), Cleandro Alves de Moura (Nordeste), Fabiano Dallazen (Sul), Airton Pedro Marin Filho (Norte) e Leonardo Roscoe Bessa (MP da União).