Um dia antes de receber a posse com novo governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), eleito com 59% dos votos, declarou que assume a responsabilidade ciente de que não vai decepcionar o povo goiano. O democrata reafirmou também que próximo governo estadual “será um governo técnico, de soluções para a crise”. Em entrevistas à imprensa, Caiado disse que o Estado se encontra em uma situação extremamente delicada, mas está confiante nas mudanças que serão implementadas.
“Tenho que reconhecer que será o maior desafio da minha vida política. Assumo essa responsabilidade ciente de que não vou decepcionar o povo goiano. Com a experiência que acumulei, com a maneira que sempre fiz política, sei que enfrentaremos muitos problemas, entre eles a situação calamitosa em que se encontram as contas públicas. No entanto, garanto que saberei governar com total transparência”, reforçou Caiado.
Problemas identificados pela equipe de transição de Caiado
Segundo a equipe de transição, foram identificados inúmeros problemas como atraso em repasses constitucionais aos municípios, a prestadores de serviços, empresas terceirizadas e às organizações sociais que gerem os hospitais estaduais; além da inadimplência com programas sociais como a Bolsa Universitária, com o Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Estado de Goiás (Ipasgo) e até mesmo com o governo federal.
“Goiás chegou a uma situação de total inadimplência, uma situação preocupante porque um Estado rico como Goiás hoje não tem mais o aval do Tesouro Nacional, nem do Ministério da Fazenda. Goiás foi rebaixado à pior nota de avaliação de risco, letra D. Estamos no fundo do poço. Não temos dinheiro, não temos como contrair empréstimo. O que consegui junto ao ministro da Economia foi uma auditoria a partir do dia 14 de janeiro para levantar todo quadro e buscarmos alternativas”, explicou.
Apesar destas e outras dificuldades apontadas, o governador eleito acredita na “recuperação de Goiás”. “Serei o governador de todos os goianos. Faremos um governo transparente, de combate firme à corrupção e ao mesmo tempo dando satisfação para atender as regiões mais carentes, com prioridade a Saúde, Segurança e Educação. Governo não é de partido político, é do povo de Goiás. Vamos ao trabalho e mostrar que somos maiores do que o que fizeram com o Estado nesses últimos 20 anos”, concluiu Caiado.
Secretários do governo Caiado
Os últimos quatro secretários do governo Caiado foram anunciados na tarde da última quarta-feira (26/12). Ao todo, o novo governo contará com 17 pastas. Veja abaixo a relação do secretariado da próxima gestão:
- Rodney Miranda – Secretaria de Segurança Pública
- Ricardo Soavinski – Saneago
- Ismael Alexandrino Jr – Secretaria de Saúde
- Adriano da Rocha Lima – Secretaria de Desenvolvimento Econômico
- Marcos Cabral – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social
- Marcos Roberto – Detran
- Wilder Morais – Indústria e Comércio
- José Soter – Operacional do Detran
- Cristiane Schmidt – Secretaria da Fazenda
- Vassil José de Oliveira – Secretaria de Comunicação
- Anderson Máximo de Holanda – Casa Civil
- Juliana Pereira Diniz Prudente – Procuradora geral do Estado
- Edival Lourenço – Secretário de Cultura
- Antônio Carlos de Souza Lima Neto – Secretário de Agricultura
- Andrea Vulcanis – Secretária de Meio Ambiente
- Rafael Ângelo do Valle Rahif – Secretário de Esporte
- Ernesto Roller (MDB), secretário de governo