A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu cerca de 1 tonelada de carne bovina imprópria para consumo no final da manhã desta segunda-feira (31/12), na BR 060, próximo ao município de Abadiânia, interior de Goiás.
A apreensão foi feito no Km 51 da BR 060, perto de Abadiânia. Duas vacas abatidas estavam sendo transportadas sem o devido acondicionamento e teriam como destino um açougue no município.
Os agentes da PRF patrulhavam a rodovia no final da manhã e abordaram a picape, que estava em mau estado de conservação, com defeitos na sinalização e na identificação das placas. Ao realizar a fiscalização da carroceria, os policiais descobriram a carne sem as mínimas condições de higiene, sem refrigeração, transportada solta na caçamba, envolta por uma lona de plástico e com moscas ao redor.
Os ocupantes do veículo disseram que dois bovinos foram abatidos na zona rural da região, entre Abadiânia e Alexânia, e seriam levados até um açougue, onde seriam descarnados.
O veículo com a mercadoria foi levado para a unidade operacional de Anápolis, onde foi acionada a vigilância sanitária. A probabilidade é de que a inspeção destine o alimento para destruição no Aterro Sanitário.
O motorista foi multado por conduzir veículo em mal estado de conservação e será encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Anápolis por prática de crime contra as relações de consumo.
Veja o vídeo do momento em que a carne imprópria para consumo é apreendida em Abadiânia
PRF também apreendeu cigarros de origem clandestina, na BR 040
No último domingo (30/12), a PRF, que atua nas vias que cortam o Distrito Federal, apreendeu dentro de um ônibus que vinha de Campo Grande (MS), 469 pacotes de cigarros da marca Euro de origem clandestina.
No início da noite, no Km 87 da BR 040, em Cristalina/GO, a PRF/DF abordou um ônibus que seguia de Campo Grande (MS) para Brasília (DF). No momento da abordagem havia apenas um passageiro no veículo e em entrevista preliminar demonstrou nervosismo e não soube informar o nome da cidade em que embarcou.
Diante disso, a PRF iniciou uma revista na bagagem do passageiro. Os agentes encontraram 469 pacotes de cigarros de origem clandestina. Existem regulamentações específicas para a importação e exportação de fumo no Brasil, quando não obedecidas a prática é caracterizada como contrabando e descaminho de mercadorias.
A mercadoria foi apreendida e o indivíduo encaminhado para a Polícia Federal.