fechar
navegue
  • Home
  • Últimas Notícias
  • Parceiros imagem
    • Aproveite a cidade
  • Editorias imagem
    • Goiás
    • Brasil
    • Mundo
    • Política
    • Economia
    • Entretenimento
    • Trânsito
    • Saúde
    • Dia Gourmet
    • Esportes
  • Colunas
  • Dia TV imagem
    • Vídeos
    • Ao vivo
  • Câmeras ao vivo
  • Agenda Cultural
  • Contato
  • Anuncie
  • Siga-nos:
  • imagem
  • imagem
  • imagem
  • imagem
  • Anuncie
  • Contato
Dia Online
Dia Online
Dia Online
Dia Online
  • Últimas notícias
  • Editorias
      • Goiás
      • Política
      • Economia
      • Esportes
      • Brasil
      • Entretenimento
      • Saúde
      • Trânsito
      • Mundo
      • Educação
      • Dia Gourmet
      • Imóveis
      • SEM CATEGORIA
  • Colunas
    • Nathan Sampaio
      Nathan Sampaio
      30 de maio de 2020

      Espetáculo teatral que conta a vida de Malala será exibido no YouTube

      Hélmiton Prateado
      Hélmiton Prateado
      3 de janeiro de 2020

      Maçonaria se renova

      Dia Online
      Dia Online
      27 de agosto de 2019

      A dança das cadeiras do futebol brasileiro

      Matthew Vilela
      Matthew Vilela
      29 de janeiro de 2019

      Crítica: “Vice” tem Christian Bale como o ex-vice-presidente dos EUA, Dick Cheney

      • ver mais
  • CÂMERAS AO VIVO
  • Câmeras ao Vivo
    • imagem
      Goiânia
      Jardim Petrópolis
      imagem
      Goiânia
      Setor Sul
      imagem
      Goiânia
      Setor Sul
      imagem
      Brasília
      Asa Sul
      • ver mais
  • DiaTV
  • Agenda Cultural
  • Institucional
      • Anuncie no Dia Online
      • Aplicativos Smartphone
      • Contato
      • Reclame no Dia
      • Trabalhe Conosco
      • Transmita ao Vivo
62 99636 5920
X
  • Assuntos do dia:
  • Tempo em Goiás
  • vagas de emprego
  • varíola dos macacos
  • Eleições 2022
  • concurso público
  • Dia dos Pais
62 99636 5920
X
  • Assuntos do dia:
  • Tempo em Goiás
  • vagas de emprego
  • varíola dos macacos
  • Eleições 2022
  • concurso público
  • Dia dos Pais
Brasil

Corregedoria e MP-SP fazem operação para prender 54 PMs envolvidos em corrupção

Estão sendo cumpridos 86 mandados de busca (70 da Justiça Militar e 16 pela Justiça comum) e apreensão e 59 mandados de prisão.
Estadão Conteúdo
18/12/2018, 11h22
imagem
Foto: Reprodução

A corregedoria da Polícia Militar (PM) e o Ministério Público de São Paulo (MP-SP) realizam a Operação Ubirajara para desarticular esquema de corrupção entre policiais militares da zona sul de São Paulo com membros de facção criminosa. Estão sendo cumpridos 86 mandados de busca (70 da Justiça Militar e 16 pela Justiça comum) e apreensão e 59 mandados de prisão.

Os policiais militares do 22º Batalhão são acusados de corrupção passiva, concussão, associação ao tráfico de drogas e integrar organização criminosa. O inquérito policial militar está em segredo de justiça.

A investigação, que teve início em fevereiro passado, interceptou mais de 82 mil ligações telefônicas. Entre as provas, há ainda documentos e outros materiais.

A operação ocorre em 19 municípios de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Até 9h30 desta terça, 29 policiais militares e três homens envolvidos com facção criminosa foram presos. A Corregedoria e o MP-SP apreenderam ainda armas, munições, drogas e dinheiro. Dos 86 mandados de busca e apreensão, 70 foram expedidos pela Justiça Militar e 16 pela Justiça comum

Participam da operação 450 policiais militares, dos quais 280 PMs corregedores, 170 PMs do Comando de Policiamento de Choque da Polícia Militar, além de promotores de justiça do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do MP-SP.

Esta fase da Operação Ubirajara tem como alvo das prisões 54 policiais militares do 22º Batalhão da Polícia Militar, que tiveram prisões preventivas decretadas pela Justiça Militar. Outros cinco membros da organização criminosa que opera na região também estão na mira da operação e tiveram prisões temporárias decretadas pela Justiça.

imagem
comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Homem apanha após ser pego se masturbando olhando filhas do vizinho, em Jataí

Há cerca de 60 dias, o pai das meninas tentou agredir o vizinho pelo mesmo motivo.
Hélio Lemes
18/12/2018, 12h19
imagem
Foto: Ilustrativa

Um homem foi agredido pela população de Jataí, a 380 quilômetros de Goiânia, após ser pego se masturbando ao olhar as filhas do vizinho pela janela na cidade.

O caso aconteceu na madrugada desta terça-feira (18/12) segundo a Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO). A família contou aos policias que estavam em casa, que uma das filhas do casal estava no quarto e ouviu um barulho e gritou pela mãe, que ao chegar ao cômodo em que a filha estava, viu o vizinho olhando pela janela e se masturbando e em seguida chamou o marido.

Ainda conforme o relato da família, o pai da menina saiu correndo atrás do vizinho, identificado como Carlos Antônio Martins, de 59 anos. Durante a fuga, moradores da região perceberam o que estava acontecendo e agrediram o suspeito.

A PM informou ao Portal Dia Online que foi acionada para atender a ocorrência e encontrou Carlos após ser agredido pela população. A polícia afirmou que acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (SAMU) para prestar os primeiros atendimentos a Carlos. O homem que estava se masturbando, foi levado para o Hospital das Clínicas. O Portal Dia Online entrou em contato com a unidade hospitalar para identificar o Estado de Saúde de Carlos, mas até a publicação desta matéria, nenhuma informação foi divulgada.

Pai das meninas tentou agredir o vizinho há cerca de 60 dias pelo mesmo motivo

O pai das meninas contou aos policiais que esta não foi a primeira vez que correu atrás do vizinho, por estar olhando pela janela e se masturbar olhando suas filhas. Segundo as informações da PM, a outra tentativa foi registrada há pelo menos dois meses.

Conforme o relato da família, há 18 anos eles conhecem Carlos, mas não era de frequentar a casa dos vizinhos. O pai informou a polícia que em quatro oportunidades, Carlos foi até a sua casa e ficava olhando para dentro e inclusive mexendo na porta ou forçando a janela da sala em outras oportunidades. O caso foi registrado na 14ª delegacia de Jataí, onde Carlos foi autuado por importunação ofensiva ao pudor consumado.

imagem
comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Brasil

Incêndio de grandes proporções atinge 600 casas em Manaus e deixa 4 feridos

O fogo teve início por volta das 21 horas e ao menos quatro pessoas ficaram feridas. Uma delas foi encaminhada ao hospital e pronto-socorro 28 de Agosto, em Adrianópolis.
Estadão Conteúdo
18/12/2018, 12h28
imagem
Foto: Reprodução

Um incêndio de grandes proporções atingiu cerca de 600 casas de madeira no bairro de Educandos, zona sul de Manaus, na noite da segunda-feira, 17. A estimativa é da Defesa Civil da capital amazonense. O fogo teve início por volta das 21 horas e ao menos quatro pessoas ficaram feridas. Uma delas foi encaminhada ao hospital e pronto-socorro 28 de Agosto, em Adrianópolis.

Até o momento, não há registro de mortes. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o fogo foi controlado.

Muitas das residências estão localizadas próximas ao Rio Negro. De acordo com o Corpo de Bombeiros, há indícios de que o fogo tenha começado após a explosão de uma panela de pressão em uma das casas.

O vento estava muito forte e ajudou a alastrar as chamas.

De acordo com a corporação, foram mobilizados 100 bombeiros e 14 caminhões, e mais de 100 mil litros de água foram usados para combater o incêndio.

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), lamentou o ocorrido e afirmou que irá declarar estado de emergência. “Toda a Prefeitura estará à disposição das vítimas da tragédia enquanto o problema durar”, disse ele em sua conta no Twitter.

No fim da noite, a Prefeitura anunciou uma força-tarefa para atender às vítimas. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Defesa Civil, Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manautrans), Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) e Fundo Manaus Solidária prestaram atendimento às pessoas prejudicadas pelo incêndio.

Duas escolas e um centro social foram colocados à disposição dos desabrigados. Todos os acessos para o bairro de Educandos foram interditados.

O presidente Michel Temer colocou os órgãos do governo federal à disposição das autoridades estaduais do Amazonas para apoiar as ações na região. “Minha solidariedade às famílias vítimas do incêndio em Manaus. Falei com o prefeito Arthur Virgílio e coloquei o governo federal à disposição”, afirmou, no Twitter.

Calamidade pública

Arthur Virgílio e sua mulher e presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko Ribeiro, estiveram nas primeiras horas desta terça-feira, 18, na área atingida pelo incêndio. “Irei assinar um decreto de calamidade pública para comprar com agilidade, sem a necessidade do burocrático processo de licitação, tudo o que for necessário neste momento para ajudar estas famílias que perderam o pouco que tinham”, disse ele.

O prefeito também destacou as doações feitas às famílias. “O que for possível e estiver dentro das nossas forças será feito para mitigar o sofrimento dessas pessoas.”

De acordo com dados da Prefeitura de Manaus, ao menos 500 famílias ficaram desabrigadas.

Elisabeth pediu à sociedade que se mobilize. “Estamos aqui prontos para receber doações de roupas, sapatos, remédios, colchões. Tudo é muito bem-vindo numa situação como essa.”

imagem
comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Economia

Mansueto evita falar sobre reforma do FGTS e cita alta em remuneração de contas

O secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, classificou o debate e a remodelagem do FGTS como muito interessante.
Estadão Conteúdo
18/12/2018, 14h53
imagem
Foto: Reprodução

O secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, afirmou que o debate sobre a remuneração e remodelagem do FGTS é muito “interessante”. Mas Mansueto evitou comentar se a proposta apresentada na segunda-feira, 17, pela secretária-executiva do Ministério da Fazenda, Ana Paula Vescovi, sobre mudanças no FGTS será encampada pela equipe econômica do futuro ministro Paulo Guedes.

Ele ponderou que o governo Michel Temer já melhorou a remuneração do FGTS ao permitir que metade do lucro das aplicações do fundo sendo revertidos para as contas individuais dos trabalhadores.

Presidente do Conselho de Administração da Caixa Econômica Federal, a secretária-executiva do Ministério da Fazenda, Vescovi defendeu uma ampla remodelagem do FGTS para melhorar a remuneração dos recursos do trabalhador.

Em entrevista ao Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), Vescovi alertou que o dinheiro do trabalhador hoje é “subremunerado”. “A remuneração do FGTS é uma das fontes de desigualdade de renda do País”, avaliou. A secretária também propôs à equipe de transição comandada pelo futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, a segregação dentro da Caixa da contabilidade do banco das suas ações de função social e a parte comercial, de varejo. Na sua avaliação, é possível fazer essas mudanças por meio da atualização das normas, que já foi feita pela atual gestão, em relação à medida de cálculo de risco e retorno das operações.

Ana Paula Vescovi propôs que os recursos das aplicações do fundo sejam remunerados pela Taxa de Longo Prazo (TLP) como já foi feito com o dinheiro do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). O FGTS é uma poupança compulsória dos trabalhadores com carteira assinada que rende 3% ao ano mais TR.

“O exemplo da TLP com o FAT deveria ser pensado para o FGTS”, disse ela, ponderando que qualquer aplicação num fundo de renda fixa ou do Tesouro Nacional é maior do que a do FGTS. Outra proposta é que o trabalhador possa aplicar os seus recursos no Tesouro Direto, programa de venda de títulos do Tesouro Nacional pela internet.

Nessa modelagem, a secretária defendeu também a abertura do FGTS para outros bancos além da Caixa. Hoje, a Caixa tem exclusividade na gestão dos fundos e recebe uma taxa de 1%. “A Caixa é remunerada por isso, mas também carrega todo o risco da gestão do FGTS, inclusive repasses que são feitos para outros bancos”, ressaltou. Segundo ela, é importante que a Caixa possa abrir essas funções para que haja uma competição entre todos os bancos, com regras bem definidas.

A secretária lembrou que quando o dinheiro do FAT passou a ter a remuneração pela TLP houve muita polêmica, mas o mercado de capitais de lá para cá “floresceu” e está mais dinâmico. A TLP seria o custo de captação dos empréstimos. “Qualquer mudança na remuneração do FGTS precisa ser responsável, preservando a remuneração já contratada nos estoques e mudando daqui para frente”, ponderou.

Ela avaliou ainda que a poupança do trabalhador é subremunerada porque é uma fonte de recursos mais barata para habitação e infraestrutura. “Se fizéssemos com a TLP, tiraríamos o crédito direcionado da economia, permitindo que a taxa de juros, que faz a política monetária, seja mais baixa para todo mundo”, disse.

Para os projetos de baixa renda com recursos do FGTS, como de habitação que não se viabilizem com a TLP, a secretária disse que se justifica o governo entrar com subsídio. Uma das propostas é que o próprio FGTS faça leilões de subsídios.

imagem
comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Educação

MEC divulga lista atualizada das melhores faculdades de Goiás

A UFG, instituição pública, e a FacUnicamps, faculdade privada, conquistaram as primeiras posições no ranking das melhores.
Ton Paulo
18/12/2018, 15h17
imagem
Foto: Reprodução

O Ministério da Educação (MEC), através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), divulgou nesta terça-feira (18/12) a lista atualizada com as melhores instituições de Ensino Superior de Goiás. A avaliação divulgada hoje se refere ao ano de 2017, e traz as notas dos principais indicadores de qualidade e desempenho, que são o Índice Geral de Cursos (IGC) e o Conceito Preliminar de Curso (CPC). A Universidade Federal de Goiás (UFG), instituição pública, e a Faculdade Unida de Campinas (FacUnicamps), faculdade privada, conquistaram as primeiras posições no ranking das melhores.

O IGC é calculado anualmente e leva em conta a média dos CPC do último triênio, relativos aos cursos avaliados da instituição, a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Capes na última avaliação trienal disponível e a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu.

Já o CPC é composto de oito componentes, agrupados em quatro dimensões que se destinam a avaliar a qualidade dos cursos de graduação. Para que um curso tenha o CPC calculado, é preciso que ele possua no mínimo dois estudantes concluintes participantes no Enade.

As notas variam de 1 a 5, sendo que 4 e 5 são consideradas excelentes e notas abaixo de 3 são insatisfatórias. Nenhuma instituição de ensino goiana conseguiu a nota máxima, e o ranking das melhores – que conseguiram conquistar para si o conceito 4 no IGC – ficou na seguinte ordem:

MEC divulga lista atualizada das melhores faculdades de Goiás
Instituições goianas de Ensino Superior que atingiram o conceito 4 no IGC (Fonte: INEP)

Na linha nacional, ainda de acordo com o INEP, 278 instituições de ensino superior no Brasil tiveram desempenho inferior às demais instituições avaliadas em 2017. De acordo com a autarquia do Ministério da Educação (MEC), 13,5% das instituições de ensino no Brasil tiveram um Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) 1 ou 2 em uma escala que vai de 1 a 5.

Ao todo, 10.210 cursos tiveram o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e 2.066 instituições de ensino tiveram o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) de 2017 divulgados hoje.

Visão de mercado e investimento em pesquisa colocam instituições na lista das melhores faculdades de Goiás

Diversos fatores são levados em conta para que uma faculdade ou universidade entre no “top” das melhores em sua área de abrangência. O investimento em pesquisa e qualidade de ensino e a abertura da visão de mercado são alguns deles.

A Universidade Federal de Goiás, a UFG, desfruta de uma sólida reputação no que se refere à pesquisa. Para se ter uma ideia, dois professores da UFG aparecem na lista dos pesquisadores mais influentes do mundo, a Highly Cited Researchers 2018, divulgada em novembro deste ano pela consultoria Clarivate Analytics. Luísa Gigante Carvalheiro (professora efetiva) e Robert Colwell (professor visitante) atuam no Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da UFG.

A Highly Cited Researches reúne os pesquisadores mais citados em artigos publicados ao redor do mundo em um período de dez anos. A lista possui cerca de 4 mil pesquisadores em 21 áreas do conhecimento – apenas 12 são brasileiros. Dos 12, apenas a Dra. Luísa Gigante e o Dr. Robert Colwell são de uma instituição de Goiás.

Ao mesmo tempo, a visão de mercado e o preparo do discente para a atuação no mundo competitivo e globalizado é outro ponto essencial. E, segundo o Professor João Rodrigues, diretor da FacUnicamps (que também vigora na lista das melhores faculdades de Goiás), é o que a instituição oferece.

Segundo o professor, a boa nota da faculdade se deve a um “conjunto de fatores”. “Temos uma seleção de professores capacitados e com vivência de mercado, um bom projeto pedagógico e também uma boa infraestrutura”, explica.

João Rodrigues também conta que o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, o Enade, é um fator decisivo na consolidação da qualidade no ensino oferecido pela faculdade. “É o fator principal [o Enade]. É através dele que nossos alunos mostram a qualidade do ensino que recebem”, finaliza.

imagem
comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Aproveite! imagem
+eventos
Confira os eventos disponíveis na cidade!
  • continuelendo
  • +lidas
1 Corregedoria e MP-SP fazem operação para prender 54 PMs envolvidos em cor...

2 Homem apanha após ser pego se masturbando olhando filhas do vizinho, em J...

3 Incêndio de grandes proporções atinge 600 casas em Manaus e deixa 4 ferid...

4 Mansueto evita falar sobre reforma do FGTS e cita alta em remuneração de...

5 MEC divulga lista atualizada das melhores faculdades de Goiás

1 Saiba quem são as vítimas do acidente na GO-139, em Piracanjuba

2 Morre passageira que caiu de ônibus do Eixo Anhanguera, em Goiânia

3 Grave acidente mata sete pessoas na GO-139, em Piracanjuba

4 Criança de 3 anos fica em estado grave após ser baleada, em Goiânia

5 Dia dos Pais: lugares para comemorar a data com o paizão em Goiânia

maislidas
1
Morre passageira que caiu de ônibus do Eixo Anhanguera, em Goiânia
2
Grave acidente mata sete pessoas na GO-139, em Piracanjuba
3
Criança de 3 anos fica em estado grave após ser baleada, em Goiânia
4
Dia dos Pais: lugares para comemorar a data com o paizão em Goiânia
Dia Online
Goiânia/GO

Entre em contato pelo telefone (62) 3988-6112 ou através do nosso formulário de contato.

SIGA-NOS:
imagem
imagem
imagem
imagem
Editorias
  • Esportes
  • Goiás
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Trânsito
Institucional
  • Anuncie no Dia Online
  • Aplicativos Smartphone
  • Contato
  • Reclame no Dia
  • Trabalhe Conosco
  • Transmita ao Vivo
© 2020 diaonline.com.br - Todos os direitos reservados.
Dia Online é parceiro do Portal IG