Foi aprovado nesta quinta-feira (6/12) pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) o projeto de lei que prevê a implementação de linhas de ônibus 24 horas em Goiânia. O próximo passo é o encaminhamento ao plenário da Câmara Municipal para votação, e se aprovada pelos vereadores, a matéria segue para sanção ou veto do prefeito da capital.
Com o objetivo de atender trabalhadores que atuam durante a noite, como atendentes de casas noturnas, garçons, plantonistas e outros, o projeto, de autoria do vereador Zander Fábio (Patriotas), havia sido apresentado na Casa em agosto deste ano e desde então estava em análise na CCJ, que verificou a constitucionalidade e legalidade da proposta.
De acordo com Zander, a lei deve assegurar que as linhas 24 horas circulem entre os terminais e locais de maior movimentação noturna com intervalo máximo de 20 minutos entre as partidas e também determina a criação de linhas radiais que saiam dos terminais para os bairros com intervalos de até 40 minutos.
“Além de propiciar transporte por motivos emergenciais de saúde, a opção do transporte na madrugada aumentará a circulação de pessoas que querem usufruir da vida noturna da cidade, gerando mais empregos e consequentemente aumentando a economia do município”, reforça o vereador.
Novidades nas linhas de ônibus em Goiânia
Também em agosto de 2018, foi aprovado, após quase dois anos de tramitação na Câmara Municipal de Goiânia, o projeto de lei que visa criar uma frota especial para mulheres que utilizam o transporte público na capital, o “Ônibus Rosa”. As linhas especiais têm o intuito de coibir o assédio, tanto moral como sexual, contra mulheres dentro do transporte coletivo de Goiânia.
Zander, que também é autor da matéria, explica que os índices oficiais apontam que 39% das usuárias registram reclamações em relação a essas práticas, sem contar as vítimas que não relatam os casos de assédio. “Com esse projeto nós entendemos que vai atender essa demanda. Esses ônibus precisarão ter uma identificação, mostrando ser exclusivo para mulheres, bem como alguma pintura na cor rosa”, conclui.
Se sancionado, o serviço funcionará de segunda a sexta-feira, nos horários de pico: entre 5h e 8h; 11h e 14h e entre às 17h e 20h. Será proibida a circulação dos “Ônibus Rosa” com passageiros do sexo masculino, com exceção de crianças de até 14 anos, acompanhadas de um responsável, além dos motoristas serem, obrigatoriamente, do sexo feminino.
O projeto aguarda avaliação do prefeito Iris Rezende (MDB).