Uma operação deflagrada nesta quarta-feira (5/12) pela Polícia Civil do Estado de Goiás (PC), em conjunto com a Polícia Civil do Estado do Paraná, desarticulou e prendeu uma quadrilha de falsos policiais que extorquiam vítimas de roubo de carro em Goiás. Os criminosos entravam com contato com as delegacias e, se passando por policiais, coletavam informações sobre os veículos roubados e seus donos. Logo em seguida, entravam em contato com as pessoas vítimas de roubado e exigiam o pagamento de um “resgate”, para devolver o carro que não possuíam.
Em Goiás, a operação, que foi batizada de Boi na Linha, contou com a ação da PC por meio da 5ª DRP/Luziânia. Mais de 70 policiais civis cumpriram 20 mandados judiciais – 12 de prisão temporária e oito de busca e apreensão – no Paraná, em Goiás e no Distrito Federal.
De acordo com a polícia, os integrantes faziam contato com Batalhões de Polícia Militar e Delegacias de Polícia, se passando por policiais, momento em que obtinham informações acerca da ocorrência envolvendo os veículos subtraídos das vítimas.
Em seguida, de posse dessas informações, os suspeitos entravam em contato com as vítimas para extorquí-las, cobrando um valor em dinheiro e prometendo que seus bens seriam restituídos.
Falsos policiais foram presos em três municípios diferentes
Das nove pessoas que foram presas nessa fase da operação, e que integravam a quadrilha, seis foram detidos em Luziânia, um em Novo Gama e um em Cidade Ocidental, os três no entorno de Brasília. A polícia informou que um dos alvos já estaria preso na Cadeia Pública de Luziânia, local onde aplicava os golpes em tela.
Os demais presos são pessoas que forneciam suas contas bancárias para o chefe da organização criminosa, em troca de uma comissão.
As investigações foram iniciadas pela Polícia Civil do Estado do Paraná, com posterior apoio da Polícia Civil do Estado de Goiás, tanto na localização dos suspeitos, quanto nas diligências operacionais.