O goiano Alexandre Baldy (PP), atual ministro das Cidades do governo Temer, aceitou o convite do governador de São Paulo, João Dória (PSDB), para assumir a pasta de Transportes Metropolitanos a partir de 2019. A informação foi confirmada por sua assessoria, e o ministro pretende comentar a decisão por meio de uma live nas redes sociais ainda hoje (3/12).
Baldy assumiu o Ministério das Cidades a convite do presidente Michel Temer no dia 22 de novembro de 2017, cargo que ocupa até hoje. Antes disso, o ministro, que é formado em Direito pela PUC Goiás, exercia o mandato de deputado federal, eleito por Goiás no ano de 2014.
Filho do procurador de Justiça Joel Sant’Anna Braga, Baldy é casado há 16 anos com Luana Limírio, com quem tem dois filhos.
O político, que é sócio de cinco empresas, de representação comercial e de embalagens, foi eleito para o seu primeiro mandato como deputado federal em 2014 com 107,5 mil votos. Ele declarou ter R$ 4,2 milhões em bens, entre imóveis, aplicações e carro de luxo.
Alexandre Baldy teria sido cotado, antes, para a pasta da Habitação no governo João Dória, segundo jornal
No início do mês de novembro, chegou a circular a informação de que Baldy seria um dos cotados por João Dória para assumir a pasta Habitação de São Paulo.
De acordo com o jornal Estadão, à época, Doria conversou com pelo menos mais dois auxiliares de Michel Temer para integrar seu secretariado no governo de São Paulo. Além de Eduardo Guardia, cujas conversas já estariam em andamento, foi cotado para a pasta da Habitação o atual ministro das Cidades, Alexandre Baldy.
Baldy é muito próximo de Doria e conta com bom trânsito também com seu vice, Rodrigo Garcia e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, ambos do DEM. Os próximos nomes do primeiro escalão paulista devem ser anunciados nesta quinta-feira.
De acordo com Rodrigo Garcia, vice-governador eleito, ao G1 São Paulo, “Doria já deixou claro que o critério de escolha da equipe de governo vai ser técnico e honestidade, independente da questão partidária”. Garcia ainda disse que vão levar em conta pessoas qualificadas para o lugar certo