Dois professores da UFG, a Universidade Federal de Goiás, aparecem na lista dos pesquisadores mais influentes do mundo, a Highly Cited Researchers 2018, divulgada nesta semana pela consultoria Clarivate Analytics. Luísa Gigante Carvalheiro (professora efetiva) e Robert Colwell (professor visitante) atuam no Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da UFG.
A Highly Cited Researches reúne os pesquisadores mais citados em artigos publicados ao redor do mundo em um período de dez anos. A lista possui cerca de 4 mil pesquisadores em 21 áreas do conhecimento – apenas 12 são brasileiros. Dos 12, apenas a Dra. Luísa Gigante e o Dr. Robert Colwell são de uma instituição de Goiás
Luísa Gigante Carvalheiro é bióloga, doutora em Ecologia pela University of Bristol, e passou a integrar o quadro docente da UFG este ano. Suas pesquisas buscam compreender como alterações ambientais (mudanças climáticas, uso da terra e espécies invasoras, por exemplo) afetam o funcionamento dos ecossistemas, além de entender como a complexa rede de interações ecológicas na qual as espécies estão envolvidas regula tais efeitos.
Robert Colwell, doutor em Ecologia pela University of Michigan, trabalha como professor visitante na UFG desde 2014. Realiza pesquisas nas áreas de biogeografia, modelagem e ecologia teórica. Também desenvolve trabalhos relacionados à interação de espécies e coevolução, especialmente entre plantas e animais.
Conheça a prestigiada lista que teve, este ano, professores da UFG
De acordo com o site da Clarivate Analytics, a lista reconhece “pesquisadores de nível internacional selecionados por seu excepcional desempenho em pesquisa, demonstrado pela produção de vários artigos altamente citados que se classificam no top 1% por citações por campo e ano em Web of Science”.
Ao todo, foram selecionados cerca de 4 mil pesquisadores, em 21 áreas do conhecimento. Os Estados Unidos são o país com maior número de pesquisadores mencionados, 2.639 ao todo; em seguida aparece o Reino Unido, com 546; e em terceiro lugar a China, com 482. A Universidade de Harvard (EUA) é a instituição de pesquisa com maior número de pesquisadores, 186.