Cansado da mesma rotina de sempre e procurando por um lugarzinho tranquilo para relaxar? Que tal fazer uma visitinha ao Jardim Botânico de Goiânia? É bem provável que você já o conheça, mas se lembra de quando foi a última vez em que fez um passeio por ali? É realmente estranho imaginar que um lugar tão bonito e calmo seja injustiçado e, muitas vezes, esquecido pelos goianienses.
Localizado no bairro Pedro Ludovico, o Jardim é considerado como a maior área verde da cidade. Apenas para que você tenha ideia, conta com extensão de 1 milhão de m². Isso mesmo! É a opção perfeita para quem pretende tirar um tempinho para si e fazer uma intensa conexão com a natureza.
Para se ter noção de quanta vida existe no local, é válido mencionar que há um remanescente de área fechada de mata, onde vivem plantas nativas do cerrado e diversos animais silvestres. Ao passear pelo parque é bem provável que você dê de cara com algum deles, por mais que o canto dos pássaros seja sempre o que chama mais atenção.
Entre suas atrações, ainda é possível mencionar um lindo e enorme lago, pista para caminhada, um borboletário, paisagens dignas de filme e é claro, muita paz e calmaria.
Jardim Botânico de Goiânia e um pouco de história
O projeto do local foi inicialmente desenvolvido para que ele servisse como reserva ambiental para proteger as nascentes do Córrego Botafogo. Hoje, conta com três nascentes perenes e uma intermitente do córrego, mais três lagos.
Embora tenha sido fundado em 1978 e seja considerado como a maior unidade de conservação da cidade, o Jardim Botânico de Goiânia ainda permanece desconhecido por muita gente. O objetivo do lugar é manter vivo o cultivo de plantas representativas de gênero e espécie, que passam a ser conservadas, herborizadas e identificadas.
Quem visita o jardim percebe que ele é dividido em duas partes. Em uma delas é possível encontrar o viveiro da Prefeitura, onde se desenvolvem plantas ornamentais que são destinadas para o plantio em áreas verdes da cidade. Do outro lado se encontra a sede do Jardim Botânico, que contempla algumas estruturas para lazer e um viveiro próprio, com plantas nativas utilizadas na revegetação das áreas degradadas da cidade.
Para quem gosta do contato com a natureza, aqui vai uma curiosidade: é possível apreciar um acervo que conta com mais de 2 mil espécies de plantas! Jatobá, Buriti, Jaracandá Mimoso. Mutamba, Pau-Terra, Murici, Embaúba, Jequitibá e Ipês Roxo e Amarelo são apenas alguns exemplos das belezas que se pode encontrar pelo Jardim. Vale lembrar que, por se tratar de uma área de conservação, é estritamente proibido alimentar os animais e jogar lixo em suas dependências. Pode parecer óbvio, mas infelizmente não são todos que se atentam a esses detalhes.
Incêndio de 2017
Já no finalzinho do ano de 2017, precisamente no mês de setembro, o Jardim Botânico de Goiânia sofreu com um grave incêndio que, segundo a organização do local, consumiu cerca de 10% de sua área. Foram perdidos aproximadamente 72 mil m² de sua mata fechada. A suspeita é de que a mistura entre vento e tempo seco seja responsável pelo incidente.
Felizmente, houve a recuperação da parte destruída e os danos acabaram sendo minimizados. Mas é importante lembrar que qualquer atitude nociva no ambiente pode ser responsável por uma tragédia de inestimado tamanho. Ao visitar o Jardim, cuide dele! Aprecie toda a beleza do lugar, mas não se esqueça da responsabilidade ambiental!
Como chegar?
Endereço: Av. Botafogo, 2981-3105 – St. Pedro Ludovico, Goiânia – GO, 74805-100
Funcionamento: o acesso é livre e gratuito durante todos os dias da semana